Outubro: mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Categoria(s):  NOTAS, Notícias, SAÚDE   Postado em: 09/10/2018 às 08:54

Outubro é tradicionalmente o mês em que se marca a importância da luta contra o câncer de mama. Ao longo do mês, diversas ações e iniciativas são postas em prática para estimular a participação da sociedade civil, entidades públicas e privadas na mobilização em prol da prevenção deste que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.

Apesar da importância de estarmos todas (os) atentas (os) a essa mobilização, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) destaca que o câncer de mama tem cura e ações de prevenção podem diminuir ou mesmo eliminar a possibilidade de ocorrência da doença ao longo da vida.

É fundamental lembrar que o tratamento para o câncer de mama é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e o diagnóstico nas fases iniciais da doença diminui consideravelmente a taxa de mortalidade, pois beneficia o sucesso do tratamento.

outubro_cancer (1)Ações de detecção precoce do câncer de mama identificam o tumor em fase inicial, ampliam as possibilidades de um tratamento exitoso e aumentam as chances de sobrevivência para as mulheres em comparação a casos em que o diagnóstico acontece em estágio avançado.

Por isso, é necessário que as mulheres fiquem atentas ao seu corpo e procurem imediatamente um serviço de saúde caso observem alguma alteração nas mamas. Entre 50 e 69 anos, devem realizar, a cada dois anos, o exame da mamografia, também oferecido gratuitamente pelo SUS.

O tratamento adequado à doença também é muito importante e requer a cooperação multidisciplinar de diferentes profissionais e saberes. Estudos mostram que uma abordagem multidisciplinar melhora os resultados obtidos no tratamento e amplia as chances de cura.

O câncer de mama deixa sua portadora, familiares e amigos em uma situação de fragilidade e vulnerabilidade. Por isso, a Psicologia é diretamente convocada a atuar no processo de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, acolhendo a mulher em uma abordagem humanizada que respeite suas singularidades e direitos.

O CRP-RJ adere a essa mobilização em prol da prevenção e do combate ao câncer de mama, o qual, assim como os demais casos dessa doença, representam uma importante questão de saúde pública em nosso país, especialmente no momento atual em que o SUS – cuja atuação gratuita e universal na prevenção e no tratamento ao câncer possui reconhecimento internacional – vem sofrendo severas ameaças de desfinanciamento e desmonte.

No site do INCA, está disponível um portal com as informações mais importantes referentes ao câncer de mama tai como principais sintomas, formas de prevenção e tratamento. Clique aqui, leia e compartilhe! Essa mobilização é de todas (os) nós!