Oficina “Laudos e Pareceres” é tema de debate em Petrópolis e Nova Friburgo

Categoria(s):  AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, ÉTICA, Notícias, SUBSEDE SERRANA   Postado em: 04/06/2013 às 11:08

Psicólogos e estudantes de Psicologia da Região Serrana participaram, no mês de maio, das Oficinas Laudos e Pareceres, promovidas pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

A primeira aconteceu em Petrópolis, no dia 14 de maio, no Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) com a presença de 23 psicólogos e 13 estudantes de Psicologia. A outra foi promovida no dia 22 de maio em Nova Friburgo, na Universidade Estácio de Sá, com público de 27 pessoas, entre profissionais e estudantes de Psicologia.

PARTIC~1    Participantes durante a oficina em Petrópolis

A Oficina “Laudos e Pareceres” foi uma demanda da categoria de profissionais da região à Comissão Gestora da Subsede do CRP-RJ na Região Serrana e à Comissão de Orientação e Ética (COE). Essa oficina nasceu no I Fórum de Ética do CRP-RJ, realizado em novembro de 2008 pela COE, e trabalha com fragmentos (frases) de documentos que são objetos de denúncias éticas já julgadas no Conselho.

O evento despertou grande interesse dos participantes, pois contou com a participação da psicóloga e conselheira do CRP-RJ Ágnes Cristina da Silva Pala  (CRP 05/32409).

Ágnes, que faz parte da COE, deu início à palestra abordando a importância da Resolução CFP nº. 007/2003 – que institui o manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos – e também da Resolução CFP nº. 001/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.

oficina                Oficina Laudos e Pareceres em Nova Friburgo

O objetivo da oficina é fomentar, entre os psicólogos e estudantes de Psicologia, a reflexão a respeito da qualidade de sua escrita, tanto nos princípios norteadores às técnicas da linguagem escrita quanto nos princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

Além disso, o evento tem o intuito de promover o debate sobre a importância de o profissional analisar toda e qualquer demanda que recebe, segundo a observância das resoluções do Conselho Federal de Psicologia e o cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Após a palestra, foi proposta ao público uma divisão em grupos para análise de alguns fragmentos de documentos, seguido de um debate onde todos puderam expor suas observações e análises a respeito dos conteúdos das frases. Em seguida, houve a contextualização da finalidade de cada documento. Os profissionais e os estudantes de Psicologia foram convidados a refletir sobre suas práticas e sobre a responsabilidade de suas produções documentais.