Oficina da COE reúne psicólogos e estudantes no CRP-RJ

Categoria(s):  ÉTICA, Notícias   Postado em: 21/07/2006 às 14:21

A Comissão de Orientação e Ética (COE) do CRP-RJ realizou no dia 19 de julho, na sede do CRP, mais uma Quart’ética, um evento bimensal que tem como objetivo discutir questões relevantes e atuais relacionadas ao tema Ética e Prática do psicólogo. O evento, trouxe para a Quart’ética uma atividade da própria COE, que já está em funcionamento desde abril de 2006, denominada “Ética: para além das normas”. Esse trabalho, que se propõe a aumentar a visibilidade do aspecto orientador da Comissão de Orientação e Ética reuniu, nessa oportunidade, psicólogos e estudantes de psicologia, que haviam se inscrito antecipadamente para participar da oficina.

O conselheiro Nélio Zuccaro, a psicóloga colaboradora do CRP Eliana Vianna e o estudante de psicologia e estagiário da COE, Felipe Freitas, coordenaram a atividade. Eles iniciaram o trabalho explicando que a discussão sobre o agir ético-profissional dos psicólogos é um dos compromissos assumidos pela atual gestão do CRP, e que embora a prática do profissional psicólogo seja o foco das reflexões e discussões, as oficinas não estão restritas apenas a estudantes e profissionais de psicologia. Os coordenadores enfatizaram que também consideram como alvo todos aqueles que estejam ou tenham sido afetados por essa prática, na sociedade em geral.

A oficina teve a duração de uma hora e trinta minutos, aplicando uma metodologia participativa utilizando-se de situações trazidas pelos próprios participantes. Além de dar referências ao atual e ao anterior Código de Ética Profissional dos Psicólogos, os coordenadores procuraram problematizar a discussão “para além das normas”. Esclareceram várias dúvidas sobre questões regimentais e de competência do CRP, agregando ainda algumas informações sobre o Código de Processamento Disciplinar (CPD) e suas fases processuais desde a chegada de uma denúncia ética ao Conselho, até o momento de sua conclusão. A oficina compartilhou, ainda, com os participantes, da apresentação de um banco de dados produzido pelos coordenadores a partir do arquivo inativo do CRP-05 contendo os processos já transitados e julgados nesse regional.

Para se informar sobre futuras oficinas e Quart’éticas acompanhe nosso site.

Texto: Bárbara Skaba

21 de julho de 2006