“O SUS e a coisa pública: Saúde é um direito ou uma mercadoria?”: confira a nova edição do Jornal do CRP-RJ

Categoria(s):  Notícias   Postado em: 22/08/2018 às 11:51

Já está disponível para download e visualização a Edição nº 46 do Jornal do CRP-RJ (agosto de 2018), que tem como temática central “O SUS e a coisa pública: Saúde é um direito ou uma mercadoria?”.

A matéria de capa analisa como o processo de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) – acelerado pelo atual governo federal – afeta toda a população brasileira e não apenas sua parcela mais pobre. O texto conta com falas de Eduardo Passos, Daniel Elia e Lígia Bahia, que criticam o atual cenário de privatização da Saúde e mostram como isso atinge diretamente a política de Saúde Mental.

A edição conta também com uma importante entrevista com a psicóloga Lumena Furtado, que faz uma análise acurada do atual momento da saúde pública no Brasil e mostra como é falsa a afirmação de que o SUS fracassou como política pública.

slider_jornal46Ainda nesta edição, são abordados: o balanço histórico de 11 edições da Mostra Regional de Práticas em Psicologia, a publicação de novas resoluções do Conselho Federal de Psicologia sobre atendimento on-line, nome social e Avaliação Psicológica, e a cobertura da agenda de eventos promovida pelo CRP-RJ em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial.

Outros destaques são a resenha do professor José Novaes sobre o livro escrito por Tales Ab’Saber, “Michel Temer e o fascismo comum”, e a cobertura do ciclo de encontros regionais sobre Socioeducação, que percorreu seis municípios do estado do Rio entre maio e julho, mobilizando cerca de 250 participantes.

Clique aqui para acessar a íntegra do Jornal do CRP-RJ e boa leitura!