Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Categoria(s):  NOTAS, Notícias   Postado em: 08/11/2019 às 11:36

post_novembro (1)Surgida na Austrália em 2003, a campanha Novembro Azul é uma iniciativa que visa à conscientização da sociedade civil, entidades públicas e privadas sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo. O câncer de próstata afeta majoritariamente homens com mais de 55 anos de idade, mas também travestis, mulheres transexuais e pessoas intersexo. Os sintomas mais frequentes são: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra.

Porém, é importante destacar que esse tipo de câncer tem cura e o diagnóstico precoce da doença representa uma diminuição de 35% dos casos de morte. Apensar disso, infelizmente, ações de conscientização muitas vezes esbarram em preconceitos e tabus, prejudicando um debate ampliado sobre o tema.

Por isso, o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde, tem buscado dar maior visibilidade ao tema, divulgando de forma ampliada as principais informações referentes à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado da doença e estimulando a expansão de políticas públicas voltadas à população masculina.

O câncer de próstata deixa seu portador, familiares e amigos em uma situação de fragilidade e vulnerabilidade. Por isso, a Psicologia deve estar presente nos processos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, acolhendo o sujeito e sua família em uma abordagem humanizada que respeite suas singularidades e direitos.

O CRP-RJ reforça o seu apoio à campanha “Novembro Azul” e convoca as (os) psicólogas (os) a participarem dessa mobilização de forma contínua, ao longo do ano todo. Participe: essa mobilização é de todas (os) nós!

Para mais informações a respeito, clique aqui e acesse o portal do INCA com informações sobre sintomas e tratamento ao câncer de próstata.