Nota de apoio à greve das (os) psicólogas da rede municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Categoria(s):  Notícias, SAÚDE   Postado em: 14/11/2017 às 14:30

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro vem a público declarar apoio à greve das (os) psicólogas (os) da rede de Saúde do município do Rio de Janeiro, iniciada no dia 7 de novembro e decidida durante assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINDPSI-RJ).

A greve das (os) psicólogas (os) integra uma agenda de mobilizações de todas as categorias profissionais que atuam na rede municipal de saúde contra o anúncio da Prefeitura do Rio de corte de 65% no orçamento destinado à Atenção Básica, o que resultaria no fechamento de 11 unidades de Clínicas Família na Zona Oeste da cidade.

A luta das (os) psicólogas (os) por nenhum serviço a menos não se refere somente à Atenção Básica. A greve é uma ação de resistência também à precarização da rede municipal de Saúde Mental, contra o fechamento de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e CAPS AD e pela regularização nos atendimentos nesses e nos demais equipamentos.

Diante dessa lamentável e preocupante situação, o CRP-RJ apoia a paralisação das (os) psicólogas (os) por entender que ela se faz necessária pela defesa integral e irrestrita do Sistema Único de Saúde (SUS) e das conquistas obtidas pela Reforma Psiquiátrica.

No site do SINDPSI-RJ, estão disponíveis as 13 reivindicações das (os) psicólogas (os) que trabalham nos equipamentos municipais da Atenção Básica e da Saúde Mental do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira.

A próxima assembleia do SINDPSI-RJ com as (os) psicólogas (os) será realizada nesta 5ª feira, 16 de novembro, às 14h, no auditório da sede do CRP-RJ, na Tijuca.

Nenhum serviço a menos! Em defesa do SUS e da Reforma Psiquiátrica!

nota_posicionamento