Mais uma reunião ampliada da Comissão de Psicologia e Políticas Públicas acontece no CRP-RJ

Categoria(s):  Notícias, POLÍTICAS PÚBLICAS   Postado em: 13/12/2018 às 12:36

Lei da Escuta Especializada e Prestação de Contas em Conselhos de Direitos foram debatidas no encontro.  

A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) do CRP-RJ promoveu, no dia 1º de dezembro, na Tijuca, mais uma reunião ampliada com participação de colaboradoras (es) representantes nos órgãos de Controle Social de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e conselheiras(os) da atual gestão.

WhatsApp Image 2018-12-03 at 11.30.51Conduzida pela conselheira-coordenadora da CRPPP, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), a reunião teve início com a fala do conselheiro do CRP-RJ e integrante da Comissão de Psicologia e Justiça Saulo Oliveira dos Santos (CRP 05/31988), que problematizou o chamado Depoimento Especial e a Escuta Especializada, instituídos pela Lei nº 13.431/17, tema que tem comparecido nos espaços de Controle Social, em especial nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

Em seguida, as (os) colaboradoras (es) e representantes do CRP-RJ nos conselhos Municipais e Estaduais de Direitos apresentaram dados referentes à prestação de contas no âmbito de seus respectivos espaços de representação, relatando os principais desafios e embates que vêm enfrentando ao longo do ano.

Durante esse momento da reunião, o conselheiro-tesoureiro do CRP-RJ, Achiles Miranda Dias (CRP 05/27415), compartilhou suas experiências no Controle Social, lembrando o papel dos integrantes de determinado órgão de Controle Social na gestão e fiscalização das políticas públicas.

A CRPPP é a comissão responsável pelas representações do CRP-RJ em mais de 30 Conselhos Municipais, Estaduais, Fóruns e Comitês de Gestão Participativa em todo o estado do Rio (o chamado Controle Social). É através dessas representações que o CRP-RJ atua diretamente para a construção, a fiscalização e as articulação das diversas políticas públicas nas quais as (os) profissionais psi estão inseridas (os), desde debates sobre as condições de trabalho até a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.