LIVE “A GARANTIA DE DIREITOS DE PESSOAS EM CONFLITO COM A LEI EM TEMPOS DE DESMONTE DO SUS” SERÁ SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JUNHO

Categoria(s):  CORONAVÍRUS, Notícias, SAÚDE, SISTEMA PENITENCIÁRIO, SOCIOEDUCATIVO, Últimas Notícias   Postado em: 26/06/2020 às 15:21

live segunda 29.6A próxima live do Conselho Regional de Psicologia será segunda-feira, dia 29 de junho, às 19h, transmitida através da página no Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pela página do Youtube (acesse youtube.com/crprjreal).

 

O tema desta edição pretende discutir a garantia à saúde e aos demais direitos das pessoas em conflito com a lei, no contexto de precarização do Sistema Único de Saúde – SUS. O mito do louco perigoso; a legalidade ou ilegalidade dos manicômios judiciários; a existência de uma agenda pelo fechamento dos manicômios judiciário; a PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional) e a EAP (Equipe de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis a pessoas com transtorno mental em conflito com a lei), serão alguns dos temas abordados durante a live.

 

 

PARTICIPANTES:

 

Janete Valois (CRP 22/00221) -Psicóloga,  mestre em Psicologia Social,  especialista em Saúde Mental, em Gestão de Serviços de Saúde e em Docência do Ensino Superior. Coordenadora de Pós Graduação em Saúde Mental da Faculdade Laboro. Ex-coordenadora do GT de Saúde Prisional do Maranhão; coordenadora das EAPs do Maranhão; coordenadora do Coletivo Abrasme Maranhão.

 

Haroldo Caetano- Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás; graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor de livros jurídicos, entre eles “Execução Penal”, “Ensaio sobre a pena de prisão” e o mais recente, “Loucos por liberdade: direito penal e loucura”. Vencedor do prêmio Innovare com o Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI).

 

Marden Marques Soares Filho (CRP 01/9424) – Psicólogo Clínico, sanitarista, especialista em Política de Saúde Mental; mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência; doutorando em Psicologia Clínica e Subjetividade na UFF; Coordenação Estadual de Privados de Liberdade e Medidas Socioeducativas (SES/RJ).

 

 

MEDIAÇÃO:

 

Thiago Melício (CRP 05/35915) – Psicólogo, conselheiro do CRP-RJ e professor do Instituto de Psicologia da UFRJ. Doutor em Psicologia com pesquisa sobre a Segurança Pública no Rio de Janeiro. Coordenador do Núcleo de Saúde do CRP-RJ.