LANÇAMENTO: REFERÊNCIAS TÉCNICAS PARA ATUAÇÃO DE PSICÓLOGAS JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS SERÁ NO DIA 16 DE AGOSTO

Categoria(s):  CREPOP, Notícias, POLÍTICAS PÚBLICAS, Últimas Notícias   Postado em: 11/08/2022 às 13:30

WhatsApp Image 2022-08-10 at 09.20.23Recentemente, no dia 9 deste mês, foi o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O Sistema Conselhos de Psicologia reafirma o inegável direito dos povos originários do nosso país ao seu território, compreendendo que toda esta questão ultrapassa a simples objetividade da disputa agrária.

Além do reconhecimento como primeiros habitantes deste continente, é preciso respeitar a ligação subjetiva das populações indígenas com a terra que habitam desde antes dos colonizadores.

E toda essa luta na defesa do próprio território, em uma relação desproporcional de poder, com constantes violências e assassinatos de seu povo, tem trazido sérios problemas à saúde mental das populações indígenas.

O Sistema Conselhos de Psicologia alerta para a necessidade de a sociedade estar atenta à preservação da saúde mental indígena, condição fundamental para darem prosseguimento às lutas por seus direitos; e vem se dedicando à questão indígena na produção de publicações para auxiliar a atuação da categoria.

A mais recente é a Referência Técnica para a Atuação de Psicólogas Juntos aos Povos Indígenas, que será lançada oficialmente no próximo dia 16 de agosto, na Universidade de Brasília (UnB).

*Com informações do Conselho Federal de Psicologia