JANEIRO COLORIDO: LIVE “DIREITOS SEXUAIS, REPRODUTIVOS E SAÚDE MENTAL” É TEMA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 21 DE JANEIRO

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, Notícias, SAÚDE   Postado em: 19/01/2021 às 10:41

WhatsApp Image 2021-01-19 at 09.38.00A próxima live do Conselho Regional de Psicologia será nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, às 19h, com transmissão pela página no Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pela página do Youtube (acesse youtube.com/realcrprj).

O tema desta edição é “Direitos sexuais, reprodutivos e saúde mental” e tem por objetivo refletir sobre a forma como esses atravessamentos no âmbito do gênero e da sexualidade afetam a saúde mental das pessoas.

O evento digital faz parte da campanha que ocorre todo mês de janeiro e pretende refletir sobre saúde mental, especialmente, no contexto das relações de gênero e sexualidades, numa sociedade marcada pela estrutura do patriarcado.

 

Participantes:

Paula Land Curi (CRP 05/20409) – Professora do Instituto de Psicologia UFF Niterói – Departamento de Psicologia. Coordenadora do Programa Extensionista “Mulherio: tecendo redes de resistência e cuidados”.

Patrícia Castro de Oliveira e Silva (CRP 05/25814) – Psicóloga, pós-doutora em Psicologia Social – PPGPS/UERJ, Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS/UFRJ. Professora colaboradora na UNIGRANRIO. Pesquisadora na área da Psicologia Social estudando Juventudes, Saúde, Direitos e Políticas Públicas em perspectiva com atravessamentos de gênero, sexualidade, classe social, geração, território e raça/cor, atuando principalmente sobre o fenômeno das drogas. Pesquisadora do GEPSID – Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (PPGPS/UERJ).

Jimena de Garay Hernández (CRP 05/55208) – Professora do Instituto de Psicologia da UERJ e pesquisadora do GEPSID (Grupo de estudos e pesquisas subjetividades e instituições em dobras). Doutora e mestra em Psicologia Social pela UERJ. Psicóloga pela Universidad Nacional Autónoma de México. Militante feminista.

Rosangela Brandão Nunes (CRP 05/17055) – Psicóloga (UFF) com especialização em Teorias e Técnicas psicanalíticas e mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Servidora pública e supervisora clínica nas unidades hospitalares do município do Rio de Janeiro Salgado Filho e Marternidade Alexander Fleming ( Polo referência aborto legal).

Aline Sardinha (CRP 05/34146) – Psicóloga (UERJ) com experiência nas áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental, sexualidade e terapia de casal. É coordenadora do Núcleo de Disfunções Sexuais, do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB/UFRJ e atua também em clínica particular como psicoterapeuta e supervisora. Tem doutorado e mestrado em Saúde Mental (IPUB/UFRJ) e especialização em psicoterapia de família e casal (PUC-Rio).

Mediadora:

Luciana Janeiro Silva (CRP 05/37932) – Psicóloga na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia – UFRRJ; Residência e Saúde Coletiva – IESC- UFRJ. Atuação no SUS como gerente de clínica da família e do NASF.