Inscrições para o I Seminário Nacional Psicologia das Emergências e dos Desastres já estão abertas

Categoria(s):  Notícias, SUBSEDE SERRANA   Postado em: 04/05/2006 às 11:34

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional Psicologia das Emergências e dos Desastres, que será realizado entre os dias 08 e 10 de junho de 2006, em Brasília. No evento, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e Defesa Civil, profissionais de outros países com grande experiência sobre o assunto discutirão a problemática dos desastres, e a atuação da psicologia para amenizar o sofrimento das comunidades que sofrem com o problema.

Catástrofes naturais como inundações, temporais, epidemias e terremotos, podem afetar a vida de milhares de pessoas em poucos minutos. Todas as comunidades estão expostas a uma série de ameaças que podem converter-se em riscos e produzir um desastre. A idéia é discutir como os psicólogos podem contribuir para evitar estas situações, seja atuando em parceria com instituições governamentais, ou dentro das próprias organizações comunitárias por meio de uma educação ambiental mais eficiente.

Após o seminário, será produzida uma publicação inédita que servirá de base para a formação dos futuros profissionais. No encontro haverá a presença de profissionais de outros países com larga experiência sobre o assunto. Estão previstas as participações de representantes do Chile, Espanha, México, Cuba, Estados Unidos, Costa Rica, Equador, Colômbia, Porto Rico, Associação Peruana de Psicologia das Emergências e dos Desastres, Sociedade Argentina de Psicologia em Emergências e Desastres e de universidades brasileiras.

Um dia antes do 1º Seminário Nacional: “Psicologia das Emergências e dos Desastres” acontecerá uma reunião com representantes internacionais para discutir qual é a formação necessária, e como a psicologia poderá se preparar para auxiliar em situações de desastres. Será uma prévia do seminário, onde os representantes trocarão experiências sobre o tema.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho através do site www.pol.org.br/psicologiadosdesastres.

Mais informações pelo telefone: (61) 210-9100.

Fonte: Site do CFP