Evento em SP discute medicalização em instituições de ensino

Categoria(s):  MEDICALIZAÇÃO, Notícias   Postado em: 09/11/2010 às 10:52

Representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) participam, entre esta quinta-feira e sábado (dias 11 e 13) de um seminário em São Paulo sobre uma questão que tem alertado os profissionais da área: o uso indiscriminado de medicamentos e práticas terapêuticas, cada vez mais comuns na vida escolar. Os participantes fluminenses esperam poder contribuir apresentando os rumos da discussão sobre medicalização no CRP-RJ.

O I Seminário Internacional sobre a Educação Medicalizada: Dislexia, TDA-H e Outros Supostos Transtornos, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), acontece em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), o Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo (Sinpsi) e outras instituições, e vai discutir por que os problemas de aprendizagem são apresentados como problemas médicos.

Atualmente, são comuns casos de estudantes encaminhados para atendimento psiquiátrico pelos serviços de orientação escolar dos colégios. Muitas vezes o agora paciente recebe um diagnóstico e a prescrição de um medicamento de alto risco (os conhecidos “tarjas-pretas”) para tratar seu problema.

Esse processo, que responsabiliza os alunos pelos problemas nos sistemas de ensino, faz com que aumente o número de diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDA-H) e de Dislexia em crianças em idade escolar. A consequência é a administração quase compulsória de Ritalina – anfetamina recomendada para tratar o TDA-H – em estudantes do primário com dificuldades.

Para a psicóloga e conselheira do CRP-RJ, Helena do Rego Monteiro, que participará do evento, os trabalhos do seminário demonstrarão como problemas do cotidiano passam a ser tratados como doenças. “Devemos problematizar essa quantidade absurda de diagnósticos de TDA-H e dislexia, porque parece que não aprender virou uma doença a ser tratada com Ritalina” afirma a psicóloga, que trabalha na formação de professores em projetos de educação à distância.

Além do debate, o seminário oferecerá nove mini-cursos e oficinas. Entre os palestrantes já confirmados estão Adriana Marcondes Machado, professora da USP, e os americanos Peter Conrad, professor da Brandeis University, e Steven Strauss, neurologista do Hospital Franklin Square em Baltimore.

O seminário acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Campus Paraíso da Universidade Paulista (Unip), em São Paulo. As inscrições já estão encerradas, mas quem desejar outras informações pode acessar o site http://www.crpsp.org.br/medicalizacao/ ou entrar em contato pelo telefone (11) 3061-9494.