Evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas acontecerá na sede do CRP-RJ

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, Luta Antimanicomial, Notícias, SAÚDE   Postado em: 27/07/2018 às 13:57

face_relatorioPrograme-se para participar, no dia 7 de agosto, de 10h às 13h, na sede do CRP-RJ, na Tijuca, do evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas (CT) – 2017, publicado recentemente em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, o Ministério Público e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

O objetivo do encontro, além de divulgar amplamente o relatório a psicólogas (os), estudantes e demais interessadas (os) no tema, é promover um debate com os diversos atores envolvidos no processo de inspeção nacional.

Participarão do debate a conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), o conselheiro-coordenador da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, Roberto Stern (CRP 05/1700), Sérgio Suiama, promotor do Ministério Público Federal, e Márcia Badaró (CRP 05/2027), conselheira do CFP.

“Nossos conselheiros participaram ativamente do processo de inspeção e têm muito a dizer sobre o material coletado. A atividade se faz relevante uma vez que as CT têm se configurado como um equipamento ‘híbrido’, acessado pela assistência e pela saúde em nossa região. O crescimento desses equipamentos preocupa e exige debates”, destaca Rita Louzada (CRP 05/11838), conselheira-coordenadora da Comissão de Saúde do CRP-RJ.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia para participar. A sede do CRP-RJ fica localizada na Rua Delgado de Carvalho, nº 53 – Tijuca (próximo ao Largo da 2ª Feira e da estação de metrô São Francisco Xavier).