Encontro sobre revisão das diretrizes curriculares nacionais da Psicologia acontece em SP

Categoria(s):  ESTUDANTES, Notícias   Postado em: 09/05/2018 às 16:02
foto dcns

Evento aconteceu na UNIP, em SP

No dia 21 de abril, foi realizado, em São Paulo (SP), o Encontro Regional Sudeste: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Psicologia, com a participação de mais de 200 representantes dos quatro estados da região (RJ, SP, MG e ES). O evento contou com representação do CRP-RJ, por meio da conselheira Rita Louzada, e do Núcleo ABEP-Rio, além de docentes, coordenadores de cursos e estudantes das seguintes instituições: UFRJ, UFF, UNIABEU e FAMATH.

O encontro faz parte das atividades do Ano Temático da Formação, eleito pelo Conselho Federal de Psicologia, pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e pela Federação Nacional de Psicólogos (FENAPSI) para promover, em todo o território nacional, reflexões e indagações sobre a formação em Psicologia.

A mesa de abertura foi composta por representantes do CFP, do CRP – São Paulo, da ABEP, da FENAPSI e da Universidade Paulista (UNIP). Em seguida, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho temáticos, referidos ao conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): concepção de curso, perfil dos egressos, pesquisa, extensão, estágio etc.

mapa reunioes locais

Quantitativo de reuniões preparatórias. Fonte: ABEP

Nesse momento, foram debatidas as propostas aprovadas durante os 36 encontros regionais, acontecidos o primeiro trimestre do ano por todos os estados do Sudeste. Os grupos de trabalho não poderiam criar novas propostas, mas apenas debater e aprimorar as propostas aprovadas na etapa regional.

O momento seguinte do encontro foi dedicado à votação das propostas aprimoradas pelos grupos temáticos. A plenária se reuniu novamente e cada uma das propostas trazidas pelos grupos foram votadas eletronicamente, com espaços para destaques e aperfeiçoamento também nesse momento.

Ao final, foram eleitos os delegados que participaram do Encontro Nacional, em Brasília. Ao todo, foram eleitos 20 delegados docentes e cinco estudantes. Do Rio de Janeiro, foi eleito um delegado, o coordenador do curso de Psicologia da UNIABEU, Edmilson Duarte.