EIXO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DO CRP-RJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO ONLINE DE UNIVERSIDADE EM RESENDE

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, ESTUDANTES, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 18/03/2021 às 15:24

WhatsApp Image 2021-03-18 at 15.14.21O CRP-RJ, por meio do Eixo de Gênero e Diversidade Sexual, da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas – CRPPP – representado pela conselheira Conceição Gama (CRP 05/39882), esteve presente no Seminário das alunas do 9° período do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá – Campus Resende, no dia 10 de março.

A participação foi na aula da disciplina Seminários Integrados, cujo tema foi “Dia da Mulher e Feminicidio: do Luto à Luta”, e teve por objetivo refletir sobre a interface da Psicologia com as questões da mulher, e da problemática do feminicídio, além de reconhecer que há luto pelas violências e violações, mas também há luta que deve perpassar nosso campo de estudos e atuação.

O CRP-RJ valoriza a proximidade com as Instituições de Ensino Superior – IES e a interação com as(os) estudantes, considerando um precioso momento de trocas, escuta e orientação para as(os) futuras(os) profissionais.

Essa importância pode ser também demonstrada por meio da própria Comissão de Estudantes, instituída no CRP-RJ em 2009, a partir da demanda de estudantes de Psicologia para a construção de um espaço no qual estes pudessem se inserir como atores, juntamente com a categoria, num processo de valorização e fortalecimento de uma Psicologia mais includente e democrática.

Dar voz e empoderamento às (os) psicólogas (os) em formação pode ser um instrumento potencializador de transformação de uma Psicologia mais comprometida com o discurso social e político. Traz ao debate temas como Ética, Direitos Humanos e o compromisso social da profissão, contribuindo, assim, para a formação acadêmica.

O CRP-RJ agradece pela valorização demonstrada pelas alunas e também pelo comprometimento da professora Izabela Saraiva com o ensino da Psicologia ética e plural.