Dia do Psicólogo – 27 de agosto

Categoria(s):  DIA DO PSICÓLOGO, Notícias   Postado em: 29/08/2006 às 11:49

Em 27 de agosto de 2006, a Psicologia completa quarenta e quatro anos de profissão regulamentada no Brasil. As instituições orientadoras e fiscalizadoras da profissão – o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – contam pouco mais de trinta anos de existência.

Neste período, a Psicologia Brasileira avançou no sentido de um comprometimento com setores da população que dela necessitam, mas que não têm acesso a estes serviços. Ela está abandonando, gradualmente, mas de modo cada vez mais firme, uma concepção elitista, intimista e psicologizante, e voltando-se para este enorme contingente populacional, respeitando suas imensas diversidades e diferenças, sem padronizar ou utilizar fórmulas e receitas estereotipadas, fundamentadas numa orientação “objetivista”, que prega uma neutralidade apaziguadora dos conflitos e alienadora da realidade histórica e social de nosso país.

O poeta Carlos Drummond de Andrade, em “Canto ao Homem do Povo Charles Chaplin”, lista aqueles a quem a arte chapliniana alcança, e cremos que ela especifica a quem queremos chegar: “Falam por mim os abandonados de justiça, os simples de coração, os párias, os falidos, os mutilados, os deficientes, os recalcados, os oprimidos, os solitários, os indecisos, os líricos, os cismarentos, os irresponsáveis, os pueris, os cariciosos, os loucos e os patéticos”.

O CRP-05 está programando uma semana de eventos, a partir do dia 28 de agosto, comemorando o Dia do Psicólogo. Conclamamos os psicólogos a ocuparem nosso espaço físico juntando-se a nós nesta tarefa. Sem vocês, pouca coisa – ou nada – faremos.

A programação completa está disponível pelos telefones 2139-5400 / 5438.

Nesta oportunidade informamos a todos os psicólogos que no dia 28 de setembro próximo, às 18:30h, será realizada a Assembléia Geral Orçamentária na sede deste Conselho cujo Edital foi publicado no D.O.U. de 23 de agosto de 2006.