DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: LIVE “A PSICOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA” É TEMA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 20 DE NOVEMBRO

Categoria(s):  Notícias, RELAÇÕES RACIAIS, Últimas Notícias   Postado em: 18/11/2020 às 18:28
A próxima live do Conselho Regional de Psicologia será nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, e faz parte da programação especial do Dia da Consciência Negra. A transmissão será pela página no Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pela página do Youtube (acesse youtube.com/crprjreal).
O tema desta edição é “A Psicologia e a construção de uma sociedade antirracista” e pretende refletir sobre o papel da atuação psi em relação a questões raciais.
Organizado pelo Eixo de Relações Raciais da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, o evento digital será composto por duas mesas de discussão, uma na parte da manhã e outra à noite.
Na parte da tarde, às 14h30, haverá uma live organizada pelo Conselho Federal de Psicologia, transmitida pela página do Youtube e do Facebook do CFP, e retransmitida também pelo Facebook do CRP-RJ. Para saber mais, clique aqui.
Veja a programação do CRP-RJ:
WhatsApp Image 2020-11-17 at 16.01.0510h às 12h – História da Psicologia e Movimento Negro
Participantes:
Roberta Federico (CRP 05/37813); Psicóloga, especialista em Terapia de Família e mestre em Psicologia pela UFRJ. Atuação nas áreas clínica e escolar. Autora do livro “Psicologia, raça e racismo: uma reflexão sobre a produção intelectual brasileira”, co-autora do livro “Nós por nós”; criadora do projeto Sankofa Instituto de Psicologia; membro da ABPsi – The Association of Black Psychologists e pesquisadora autônoma em Psicologia Africana.
Luciene Lacerda (CRP-05/09715): Psicóloga doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana – CESTH/FIOCRUZ. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Combate à Violência da UFRJ. Responsável pela disciplina “Relações raciais étnicas e políticas de Estado”, do curso universitário de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, da UFRJ. Membro da coordenação de Ações Feministas do Instituto Búzios e do Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, e da Coalizão Negra pelos Direitos. Coordena a campanha de 21 dias de ativismo contra o racismo desde 2017 ( 21 de março, Dia Internacional para a Eliminação do Racismo).
Celso de Moraes Vergne (CRP 05/27753): Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).Experiência com grupos em situação de vulnerabilidade social (comunidades faveladas, população em situação de rua, dependência química, usuários da rede de Saúde Mental) e políticas públicas voltadas para a equidade em saúde. Professor da Universidade de Vassouras (FUSVE).
Mediação
Janaina Sant’Anna (CRP 05/17875): Psicóloga colaboradora do CRP-RJ no Eixo de Relações Raciais e no Núcleo de Psicologia do Tráfego.
WhatsApp Image 2020-11-17 at 14.47.1218h30 às 20h30 – Avanços e conquistas da população negra
Participantes:
Maisa Rocha de Carvalho (CRP 05/59164): Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção Trabalho Vivo, que desenvolve pesquisas sobre Arte, Trabalho e Ações Coletivas, localizado no Instituto de Psicologia da UFRJ. Organizadora e docente na edição do Curso de Extensão “Psicologia e questões étnico-raciais: processo de subjetivação do negro no Brasil” e do Grupo de Estudos e Pesquisas “Questões étnico-raciais, gênero e psicologia: articulações teóricas”. Possui experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Clínica. Suas temáticas de pesquisa e intervenção giram em torno da psicologia e processos de subjetivação na interface raça, gênero e classe.
Renato Gama: Filho de Ìyá Pretah de Ogún Pai; Co-Fundador do Coletivo Negro de Psicologia Neusa Santos – UERJ.
Clélia Prestes (CRP 06/135410): Psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude; doutora em psicologia social (USP); pesquisadora visitante no Departamento de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (Universidade do Texas em Austin) com a tese “Estratégias de promoção da saúde de mulheres negras: interseccionalidade e bem viver”.
Mediação:
Thaís Lourenço (CRP 05/62992): Psicóloga clínica, palestrante, escritora, coautora do livro “Autoamor”. Colaboradora do Eixo de Relações Raciais da CRDH do CRP-RJ. Cofundadora do Projeto de Relações Raciais Sankofa na UNISUAM-RJ. Membra da ANPSINEP e do Projeto Avança Nega.