Desafios da Ética: Práticas psicológicas em regime de privação de liberdade

Categoria(s):  ÉTICA, Notícias   Postado em: 20/04/2007 às 12:30

Pensar os limites de Ética nas instituições que estabelecem restrições à liberdade do sujeito, no campo da Psicologia, pode evocar posturas extremas. Uma delas é a importância expressa num discurso marcado pelas impossibilidades, outra a tentativa de abrir caminho a todo custo, fazendo o que for possível. Há os que se isolam pensando defender seu espaço de trabalho através deste silêncio, há os que reclamam das pressões e procuram apoio em outras instâncias.

Privação de liberdade provoca indignação e aponta aos direitos humanos. É urgente que os psicólogos reflitam sobre sua inserção nestes sistemas, seu papel ético-político e as conseqüências de seus atos face aqueles que mandam sua escrita profissional.

É para desenvolver essa discussão que convidamos todos os interessados para a Quart’ética a ser realizada no dia 16 de maio, a partir das 18h.

Coordenação:
Marco Aurélio de Rezende – CRP 05/27536, Psicólogo Colaborador da Comissão de Ética do CRP-05, Especialização em Saúde do Trabalhador/FIOCRUZ, Especialização em Atendimento à Usuários de Álcool e Drogas / IPUB.

Palestrantes:

  • Elizabeth Pereira Paiva – CRP 05/4116, Psicóloga do Deparatamento Geral de Ações Sócio-Educativas (DEGASE), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
  • Esther Arantes – CRP 05/3192, psicóloga e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia;
  • Heloneida Ferreira Neri – CRP 05/8076, Psicóloga da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), psicanalista membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O evento será realizado no auditório do CRP-RJ, na R. Delgado de Carvalho, 53 – Tijuca.