Debate sobre Psicologia e Direitos Humanos acontece na UNIGRANRIO em Nova Iguaçu

Categoria(s):  BAIXADA, DIREITOS HUMANOS, Notícias   Postado em: 11/10/2018 às 12:14

unigranrio 1A Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada Fluminense promoveu, no dia 9 de outubro, na UNIGRANRIO de Nova Iguaçu, a Roda de Conversa sobre Psicologia e Direitos Humanos que contou com a participação de estudantes, docentes e demais interessadas (os) na temática.

O professor da UNIGRANRIO Pedro Moacyr iniciou o evento dando as boas vindas às (aos) participantes e, em seguida, passou a palavra à conselheira-coordenadora da Comissão Gestora, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), que falou sobre a atuação do CRP-RJ na região da Baixada. Após essa apresentação, foi exibido o vídeo “20 anos da Comissão dos Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia”.

A conselheira-secretária do CRP-RJ e integrante da Comissão Gestora, Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170) abriu o debate destacando a importância da garantia dos Direitos Humanos na prática cotidiana da (o) profissional psicóloga (o) e enfatizando seu papel ético-político frente à realidade atual brasileira.

Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), colaboradora da Comissão Gestora e psicóloga do DEGASE, abordou a atuação psi no campo da medida socioeducativa e apontou que, apesar de a legislação brasileira ser avançada no que diz respeito à garantia de direitos, há uma grande violação de direitos por parte do Estado.

unigranrio 2

Mônica Sampaio, conselheira-coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada