CRP-RJ sedia debate da Referência Técnica para atuação psi em Programas de IST/HIV/AIDS

Categoria(s):  CREPOP, Notícias   Postado em: 08/08/2019 às 11:25

Uma 2ª reunião aberta acontecerá no dia 12 de agosto em Nova Iguaçu.

reuniao crepopAs Comissões de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) e de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ promoveram, no dia 5 de agosto, na sede do CRP-RJ, uma reunião aberta à toda a categoria para reunir contribuições para a consulta pública da referência técnica sobre a atuação de psicólogas (os) em programas de IST/HIV/AIDS. O documento, publicado pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) em 2008, está em processo de consulta pública para revisão e atualização.

O encontro foi aberto pela conselheira-coordenadora da CRPPP, Mônica Valéria Affonso Sampaio, e por Roberta Brasilino e Jaqueline Sério, assessora técnica e estagiária de Psicologia do CREPOP-RJ, respectivamente. Também marcaram presença profissionais de referência no campo das ISTs/HIV/AIDS, tais como, Alexandre Nabor França, conselheiro-coordenador do Eixo de Diversidade Sexual e de Gênero da CRDH, Salvador Campos e Veriano Terto, da ABIA, Nilo Fernandes e Edilene Bastos, da FIOCRUZ, Roberto Pereira, do CEDUS e integrante da comissão ad hoc que elaborou a referência técnica), e Tania Ventura, do Hospital Antônio Pedro, da UFF.

Durante o encontro, as (os) representantes das comissões do CRP-RJ marcaram a importância da transversalização desse debate entre os campos das Políticas Públicas e dos Direitos Humanos. Em seguida, as (os) participantes puderam apresentar suas contribuições ao texto da referência técnica. Todas as contribuições serão sistematizadas em um relatório a ser enviado à comissão do Conselho Federal de Psicologia responsável pela atualização da referência.

OUTRO ENCONTRO EM NOVA IGUAÇU

No próximo dia 12 de agosto, será promovida outra reunião aberta, essa descentralizada, visando a reunir outras contribuições da categoria. O encontro será na Subsede do CRP-RJ em Nova Iguaçu, a partir das 14 horas. A Subsede fica localizada na Rua Sebastião Herculano de Mattos, nº 41 – Centro, Nova Iguaçu.