CRP-RJ REALIZA PRIMEIRO EVENTO PRESENCIAL NA SEDE APÓS 2 ANOS: RODA DE CONVERSA ‘’(AINDA) POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS’’

Categoria(s):  Luta Antimanicomial, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 15/06/2022 às 15:48

IMG_2615O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, por meio da Comissão de Eventos, realizou, no dia 27 de maio a Roda de Conversa “(Ainda) por uma sociedade sem manicômios’’, no auditório da Sede do CRP, localizada no centro do Rio. 

 

O evento contou com dois convidados para direcionar o debate: Matheus Branco Leal (CRP 05/5587), bacharel em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2007); Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) (20211/2022); Psicólogo na Atenção Básica do Município do Rio de Janeiro (2022-); Militante no Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial do Rio de Janeiro NEMLA-RJ; Conselheiro Estadual de Saúde (CRP-RJ) e Jéssica Dutra, assistente Social (UFRJ) e especialista em Saúde Mental pelo IPUB, que atualmente trabalha como AT no segmento de RT’s do CAPS João Ferreira e atua como assistente social na Associação Cultural Lanchonete <> Lanchonete, com famílias que vivem em ocupações no Centro do Rio.

 

IMG_2729Durante a conversa, Matheus Branco explicou a dificuldade de enfrentar a lógica manicomial ‘’É muito complexo lidar com a lógica manicomial porque ela não está somente na estrutura física do manicômio, ela é uma maneira de reduzir o sujeito a uma patologia, a um diagnóstico e isso vai para além da psiquiatria. Essa dimensão marca como precisamos enfrentar esses manicômios subjetivos que estão colocados. A saúde não é só biológica, ela é biopsicossocial’’.

 

Além disso, a assistente social Jéssica Dutra trouxe ao debate a necessidade de cuidar dos profissionais que estão inseridos nos locais de trabalho sucateados: ‘’É impossível a gente pensar em reforma psiquiátrica sem pensar em cuidar de quem cuida’’.

 

IMG_2733

A Comissão Organizadora de Eventos destaca que esse foi o primeiro evento presencial após 2 anos. ‘’Esse é o nosso primeiro evento na Sede do CRP-RJ depois de 2 anos da pandemia. Estamos muito animados em voltar a ter a sede do CRP e todas as outras subsedes como espaços vivos, cheios de psicólogos e estudantes de psicologia debatendo a profissão. Nós, da Comissão Especial de Eventos, entendemos que os diversos eventos feitos pelo CRP-RJ também podem funcionar como espaços de orientação da categoria, que é uma das funções do sistema conselhos’’ , relatou Caíque Azael Ferreira da Silva (CRP 05/64942), representante da Comissão Especial de Eventos do XVI Plenário. 

 

O Psicólogo também enfatizou que poder discutir as práticas da psicologia no campo da saúde mental é fundamental para que seja fortalecida uma geração de psicólogos apropriada dos princípios da reforma psiquiátrica, da luta antimanicomial e sabendo o papel fundamental que a Psicologia brasileira tem na sustentação de um certo modelo de atenção ao cuidado em saúde mental orientado pela liberdade e pela defesa dos direitos humanos.

 

O evento foi parte da homenagem ao Mês da Luta Antimanicomial e, além de promover o debate entre estudantes e profissionais de Psicologia, reforçou o compromisso do CRP-RJ com os princípios e diretrizes da Luta Antimanicomial, tão importante para a Psicologia Brasileira e para toda a sociedade.