CRP-RJ promoverá roda de conversa para debater as diretrizes curriculares nacionais da Psicologia: participe!

Categoria(s):  Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 10/02/2020 às 15:57

evento_mapaPrograme-se para participar da Roda de Conversa “DCNs: O currículo da Psicologia que queremos”. A atividade será realizada na sede do CRP-RJ, no Centro do Rio de Janeiro, dia 06 de março, a partir das 14h. Aberto à participação de psicólogas (os), estudantes, docentes e coordenadores de cursos de Psicologia, o evento é gratuito e as inscrições serão realizadas no próprio local, sujeitas à lotação do espaço.

O objetivo do encontro é promover um debate sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia que estão tramitando no Ministério da Educação. As diretrizes, que foram formuladas em 2018 num amplo processo de mobilização da categoria por todo o país, foram organizadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, junto à Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI). Para ter acesso ao texto final, clique aqui. Ao mesmo tempo, gostaríamos de trazer ao debate as implicações das portarias 1.428/2018 e 2.117/2019, que dispõe sobre o aumento da carga horária máxima permitida das disciplinas na modalidade EaD (Ensino à Distância) de 20% para 40%.

O debate contará com a participação da palestrante Irani Tomiatto, psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica. Atua na área clínica, da saúde e na formação de psicólogos. Tem ampla experiência como coordenadora de cursos de graduação em Psicologia, professora e supervisora de estágio em graduação e pós-graduação, coordenadora de serviços-escola de Psicologia. Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia nas gestões 2011-2013, 2013-2015 e 2017-2019. Membro do Grupo de Trabalho que coordenou o processo nacional de revisão das DCN para os cursos de Psicologia. Membro titular da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde.

A mediação da roda de conversa será feita por Cristina Mair Barros Rauter (CRP 05/1896), que atualmente trabalha como chefe do Departamento de Psicologia e professora titular do Instituto de Psicologia da UFF.

A sede do CRP-RJ fica localizada na Rua Teófilo Otoni, nº 93 – Centro do Rio de Janeiro (próximo à Candelária, à estação de metrô Uruguaiana e às estações de VLT São Bento e Santa Rita/Pretos Novos).