CRP-RJ presente no pré-lançamento do documentário “Nossos mortos têm voz”

Categoria(s):  BAIXADA, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 03/04/2018 às 16:13
baixada filme 1

Mônica e Viviane durante o pré-lançamento

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro marcou presença no pré-lançamento do documentário “Nossos Mortos Têm Voz”, produzido pela Quiprocó Filmes e pelo Fórum Grita Baixada em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu.

A sessão aconteceu no dia 27 de março, no Centro do Rio, e teve participação de Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523) e Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), conselheiras integrantes da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada Fluminense, e das colaboradoras Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065) e Flávia Sena (CRP 05/52348).

Dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o filme reúne depoimentos de mães e familiares de vítimas da violência do Estado na Baixada, resgatando a memória das vidas interrompidas e trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através da polícia na região. “Nossos Mortos Têm Voz” busca potencializar o trabalho e militância das mães e familiares massacrados pelo Estado.

Segundo Adriano de Araújo, coordenador do Fórum Grita Baixada, o filme “é uma importante estratégia adotada em prol da denúncia da violência na Baixada Fluminense. Esta estratégia iniciou com a publicação, no ano passado, do Relatório Um Brasil Dentro do Brasil Pede Socorro, onde já apontávamos a invisibilidade da região e, em especial, dessas mortes de pobres, negros e periféricos, evidenciando, ao mesmo tempo, a participação de agentes do Estado na estrutura dos homicídios dolosos na Baixada Fluminense”.

Para saber mais sobre o filme, acesse a página no Facebook: www.facebook.com/NossosMortosTemVoz.

baixada filme 2

Sessão aconteceu no Cine Odeon, no Centro do Rio