CRP-RJ presente no encontro nacional das Comissões de Fiscalização e de Ética do Sistema Conselhos de Psicologia

Categoria(s):  ÉTICA, Notícias, ORIENTAÇÃO/FISCALIZAÇÃO   Postado em: 27/11/2019 às 13:05

COE COFO CRP-RJ marcou presença, entre 11 e 13 de novembro, em Brasília, do encontro nacional de representantes das Comissões de Orientação e Fiscalização (COF) e de Orientação e Ética (COE) dos Conselhos Regionais de Psicologia.

O objetivo do encontro foi debater os desafios enfrentados pelos CRPs nos processos de fiscalização profissional e de condução de representações éticas contra psicólogas (os) e definir, coletivamente, estratégias de aperfeiçoamento dessas políticas em nível nacional.

Pela COF do CRP-RJ, estiveram presentes seu conselheiro-coordenador, Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823), e sua psicóloga supervisora, Zarlete da Silva Faria (CRP 05/15377).

“O Encontro Nacional COE-COF em Brasília oportunizou não só dialogar com os formuladores das resoluções que norteiam os trabalhos da COF, como também a possibilidade de compartilhar e trocar, junto aos representantes de todos os CRPs, as experiências e desafios nas estratégias de orientação e fiscalização e no contínuo diálogo com a categoria”, avalia o conselheiro-coordenador da COF do CRP-RJ.

Representando a COE do CRP-RJ, marcaram presença sua conselheira-coordenadora, Mariana Chaves Ferreira botelho (CRP 05/32802), e a psicóloga técnica Juliana Silva Drummond (CRP 05/33447).

De acordo com a conselheira-coordenadora da COE, “o encontro nacional destacou a Câmara de Mediação como um importante instrumento que vem sendo utilizado no âmbito das Comissões de Ética. Além disso, propiciou um melhor entendimento do novo Código de Processamento Disciplinar a partir das elucidações feitas pelos formuladores de tal resolução”.

Outras informações sobre o encontro nacional podem ser obtidas no site do Conselho Federal de Psicologia.