CRP-RJ presente na luta contra o desmonte do SUS e em favor das (os) psicólogas (os) de hospitais federais

Categoria(s):  Notícias, SAÚDE   Postado em: 14/06/2018 às 16:11

Confira abaixo o manifesto dessas (es) psicólogas (os) contra o desmonte dos hospitais federais e do SUS.

slider_susO Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro vem promovendo reuniões com psicólogas (os) que atuam nos hospitais federais para tratar da precarização das condições de funcionamento dessas unidades.

No dia 4 de junho, o CRP-RJ esteve presente em uma reunião realizada no Departamento de Gestão Hospitalar (DGH/MS) para tratar do certame para suprimento de recursos humanos para os hospitais federais, conforme o Edital nº 01/2018.

Nesta reunião, foi informado pela coordenação do DGH que as (os) trabalhadoras (es) admitidas (os) sob a forma de CTU (Contrato Temporário da União), e que tiveram seus contratos encerrados a partir de 30 de maio de 2018, deverão continuar suas atividades regularmente, dirigindo-se ao RH dos hospitais onde atuam, pois terão seus contratos restabelecidos a partir da data de vencimento.

O CRP-RJ uma vez mais destaca que tem acompanhado com atenção o quadro de incertezas trabalhistas em que várias (os) psicólogas (os) estão inseridas (os) e reafirma sua luta inegociável pela realização de concursos públicos como a forma mais adequada de suprimento de recursos humanos para essas unidades hospitalares.

Para denunciar publicamente a precarização dos hospitais federais e o desmonte do SUS, essas (es) psicólogas (os) fizeram um manifesto, que segue na íntegra abaixo.

Manifesto das (os) psicólogas (os) que atuam nos hospitais federais

Os psicólogos dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro vêm a público denunciar a situação de precariedade nas condições de trabalho e falta de recursos humanos vividas nas unidades hospitalares federais da cidade. Tal panorama, aliado à fragilidade dos vínculos trabalhistas, produz incertezas quanto à continuidade do trabalho, gerando prejuízos na qualidade da prestação de serviços aos usuários e na saúde do trabalhador.

Não há clareza quanto aos critérios de seleção dos Contratos Temporários da União e ao número de vagas para cada categoria profissional.

O CRP05 vem participando desde setembro de 2017 de uma Frente de Resistência ao Desmonte dos Hospitais Federais. Diante da atual política de precarização da saúde pública, e a favor do SUS, defendemos a importância da realização de concursos públicos e de compromisso com a transparência na contratação de recursos humanos, assegurando-lhes plenamente os direitos devidos a qualquer trabalhador.