CRP-RJ presente na criação do Núcleo da Luta Antimanicomial da Região dos Lagos e Norte Fluminense

Categoria(s):  DESTAQUE DA SEMANA, Luta Antimanicomial, Notícias   Postado em: 05/12/2017 às 10:42

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro esteve presente, no dia 17 de outubro, no evento “Encontro Regional da Luta Antimanicomial”, ocorrido na Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras. O encontro reuniu estudantes, professores, usuários e profissionais de Macaé, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu para discutir saúde pública e Reforma Psiquiátrica.

Como desdobramento desse evento, foi constituído o Núcleo Regional da Luta Antimanicomial da Região dos Lagos e Norte Fluminense. Essa mobilização pretende-se constituir como movimento social cujo objetivo é articular, debater e produzir ações concretas de fortalecimento, no território, da Reforma Psiquiátrica e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fazem parte desse coletivo psicólogas (os), gestoras (es), usuárias (os) da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) desses municípios, professores e estudantes. O CRP-RJ também integra esse movimento, representado pela psicóloga Maria Lusia Sarubi de Mello, colaboradora da Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização (CIRD) e Ponto Focal do CRP-RJ na Região dos Lagos.

nucleo antimanicomial