CRP-RJ presente na 22ª Parada do Orgulho LGBTI – Rio

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, IDENTIDADE TRANS, Notícias   Postado em: 27/11/2017 às 14:28

IMG-20171122-WA0033O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro marcou presença, em 19 de novembro, na orla do Rio de Janeiro, na 22ª Parada do Orgulho LGBTI – Rio 2017. Com lema “Resistindo à LGBTIfobia, fundamentalismo, todas as formas de opressão e em defesa do Rio”, estima-se que mais de 800 mil pessoas participaram da mobilização, que ocupou o Posto 5 da Praia de Copacabana para fortalecer a luta
em favor da liberdade sexual e de gênero e dos direitos dessa população.

Organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, esta edição foi definida como a “parada da resistência”, pois representou um ato público de resistência não apenas à LGBTfobia como também à intolerância religiosa, à violência contra a mulher, ao racismo, ao processo de precarização das políticas públicas e em favor da despatologização das orientações sexuais, identidade e expressões de gênero.

Vale destacar que, pela primeira vez em 22 anos, a parada não recebeu nenhum recurso por parte da Prefeitura do Rio de Janeiro, que alegou dificuldades financeiras. Por isso, a realização do ato, até poucos dias antes, era dada como incerta.

Pelo CRP-RJ, estiveram presentes o conselheiro Alexandre Nabor França (CRP 05/32345) e a conselheira  Janaína Sant’Anna (CRP 05/17875).