CRP-RJ presente em aula aberta na UFF em defesa da liberdade sexual e de gênero

Categoria(s):  IDENTIDADE TRANS, Notícias, SUBSEDE CAMPOS   Postado em: 29/11/2017 às 12:21

.facebookO Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, por meio da Subsede do Norte – Noroeste Fluminense, participou, em 17 de outubro, da Aula Aberta em Defesa da Diversidade Sexual e Contra a Discriminação de Gênero na Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes.

Na ocasião, foi feito debate sobre a discriminação envolvendo a população LGBT, além de informações e posicionamentos em apoio à Resolução nº 001/99, do Conselho Federal de Psicologia, e contra a patologização da homossexualidade e das identidades trans. A aula contou com a participação de estudantes de Psicologia e de outros cursos, bem como participantes advindos de outras instituições.

Enriqueceram a discussão, como disparadores, a professora Barbara Breder, a psicóloga e conselheira-presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ no Norte-Noroeste, Evelyn Rebouças, o doutorando Rafael França e representantes do Coletivo Gaytacazes.

Bárbara Breder abordou a temática a partir do compromisso sociopolítico da Psicologia como ciência e profissão. Evelyn Rebouças destacou a atuação do CRP-RJ, como instância máxima da Psicologia no estado do Rio, na defesa desta e de outras normativas do CFP sobre a prática da (o) psicóloga (o).  Já Rafael França apontou dados estatísticos de sua pesquisa acadêmica sobre a história de Campos em sua relação com pessoas homossexuais e transexuais.

“O CRP-RJ segue na luta contra a ‘cura gay’, em defesa da Resolução 001/1999 e, acima de tudo, em defesa dos Direitos Humanos, tão afrontados no atual contexto social, político e econômico da sociedade brasileira”, afirmou a conselheira do CRP-RJ.