CRP-RJ PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS LGBTQI+ COM A SECRETARIA DE POLÍCIA CIVIL

Categoria(s):  DESTAQUE DA SEMANA, DIREITOS HUMANOS, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 14/09/2022 às 16:40

WhatsApp Image 2022-09-14 at 15.57.11O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ – esteve presente, representado pelo conselheiro Pedro Paulo Gastalho De Bicalho (CRP 05/26077), na Reunião do Conselho Estadual de Direitos LGBT com a Secretaria de Estado de Polícia Civil, ocorrida no dia 8 de setembro de 2022.

O objetivo da reunião foi oficializar denúncias relativas ao não cumprimento de normativas de garantia de direitos para a população LGBTQI+, além de acompanhar os fluxos de trabalho da polícia civil fluminense para fins de concretizar a tipificação penal que torna LGBTIfobia crime no Brasil.

É muito pertinente e importante que a Psicologia e o CRP-RJ ocupem esses espaços. Nas palavras de Pedro Paulo Bicalho: “O terceiro e o sétimo princípios fundamentais, expressos em nosso código de ética, concretizam a responsabilidade de psicólogas e psicólogos no enfrentamento às diferentes formas de violência, cujo crescimento não atinge homogeneamente a população. Incidir na construção de políticas de segurança pública, apontando para a seletividade que exige respostas específicas de instituições policiais é tarefa fundamental de uma Psicologia socialmente compromissada.”