CRP-RJ marca presença em diversos eventos em homenagem ao Dia da (o) Psicóloga (o): veja onde você participou!

Categoria(s):  DIA DO PSICÓLOGO, Notícias   Postado em: 22/09/2017 às 15:23

O Conselho Regional de Psicologia do Rio promoveu e/ou apoiou vários eventos e atividades que ocorreram no mês de agosto, em homenagem ao Dia da (o) Psicóloga (o) nos 55 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil.

Com temáticas variadas, os eventos aconteceram em várias cidades do Rio de Janeiro, como Paulo de Frontin, Mendes, Volta Redonda, Campos, Cabo Frio, Petrópolis, entre outras, além da própria cidade do Rio, estimulando a descentralização e o acesso às discussões da Psicologia por parte dos profissionais de todo o estado.

Veja a cobertura dos eventos e fique por dentro do que foi realizado em homenagem à Psicologia e às (aos) suas (seus) profissionais.

dia_do_psi_sliderRio de Janeiro:

No Rio, as comemorações do Dia da (o) Psicóloga (o) começaram com o Seminário “ISOP: Pioneiros da Psicologia”, no dia 23 de agosto, na Fundação Getúlio Vargas, no Centro. Este evento foi composto por várias mesas de debates que enfatizaram a importância do Instituto de Seleção e Orientação Profissional e de seu fundador, Emílio Mira Y Lopes, para a regulamentação da profissão e para a formação de quadros para a Psicologia. Veja a cobertura completa aqui.

No dia 24 de agosto, o “II Seminário Nacional e I Encontro Internacional de Psicologia em Situações de Conflito e Desastres da Cruz Vermelha”, ocorreu na sede da Cruz Vermelha, também no Centro do Rio, e contou com a presença da conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448).

Já no dia 25 de agosto, a conselheira do CRP-RJ Rosilene Souza Gomes (CRP 05/10564) participou da mesa de abertura do evento “Mapeando territórios – o psicólogo nas ações de desospitalização”, realizado no Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo. A psicóloga pontuou a importância do Dia da (o) Psicóloga (o) como catalisador de diversas discussões acerca da profissão e de sua atuação na sociedade.

No Tribunal de Justiça do Rio, também no dia 25, ocorreu mesa redonda sobre a elaboração de documentos produzidos por psicólogas (os), com a participação da supervisora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) Zarlete Faria e do psicólogo Sidney Shine do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ainda no dia 25, aconteceu o evento “Psicologia e Justiça: Desafios da Contemporaneidade”, no auditório da Corregedoria Geral de Justiça, com a participação da conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), na mesa de abertura.

IMG_2335

Evento em homenagem ao ISOP e a Mira y Lopez acontece no Rio

Em 28 de agosto, a psicóloga da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) Helen Manhães (CRP 05/40664) foi a responsável por palestrar sobre a atuação do CRP e o exercício da profissão, sempre pautado no Código de Ética, aos alunos do turno da noite do curso de Psicologia do Centro Universitário IBMR, em Botafogo. A temática se repetiu na palestra do dia seguinte, 29 de agosto, para os alunos da manhã, desta vez ministrada pela também psicóloga da COF Tatiana Bandeira (CRP 05/34135).

Ainda no dia 29 de agosto, a conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e Assistência Social do CRP-RJ, Juliana Gomes (CRP 05/41667), participou de debate na Semana de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, em Sulacap, falando sobre as questões que perpassam a atuação da (o) psicóloga (o) no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Na sede do CRP-RJ, na Tijuca, “Autismo (s)” foi o tema da mesa redonda que lotou o auditório na tarde do dia 31 de agosto. O evento foi promovido pela Comissão de Saúde do CRP-RJ e teve como palestrantes Nathalia Sabbagh Armony (CRP 05/16477), psicanalista, doutora em Ciências da Saúde pelo IFF/FIOCRUZ e coordenadora do CAPSi CARIM/IPUB/UFRJ, e Pamela Perez (CRP 05/25126), psicanalista,  psicóloga concursada da Prefeitura do Rio de Janeiro, documentarista e fotógrafa. Veja a cobertura completa aqui.

Também na sede do CRP-RJ, desta vez no dia 1º de setembro, foi promovido o encontro “Psicologia & Arte na Garagem”, que  movimentou o público formado por psicólogas (os) e estudantes de Psicologia com apresentações teatrais, de poesias, musicais e de dança. Veja a cobertura completa aqui.

Nova Iguaçu:

O “III Seminário em Comemoração ao Dia do Psicólogo: A Psicologia e suas Práticas / Reinauguração da Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense” aconteceu no dia 29 de agosto, em Nova Iguaçu, e marcou não somente a homenagem ao Dia da (o) Psicóloga (o), mas também a reinauguração da Subsede do Conselho na Baixada Fluminense.

Com a presença da conselheira-presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), da conselheira-presidente do CRP-RJ Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448) e vários outros conselheiros e colaboradores do CRP-RJ, o evento lotou o novo auditório da Subsede. Veja a cobertura completa aqui.

O monólogo “Marx baixou em mim”, atividade organizada pelo Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro em parceira com o CRP-RJ, foi encenado no dia 2 de setembro, às 14h, e movimentou a Subsede Baixada, em Nova Iguaçu, com público formado por profissionais e estudantes de Psicologia. A colaboradora do CRP-RJ Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065) esteve presente no evento.

baixada 4

Auditório da Subsede Baixada lotado durante comemoração do Dia da (o) Psicóloga (o)

Região Serrana:

Nos dias 2 e 21 de agosto, foram realizadas, na Faculdade Artur Sá Earp Neto (FASE Petrópolis) e na Universidade Estácio de Sá de Petrópolis, respectivamente, palestras com o tema “Psicologia e Direitos Humanos. A palestra teve como objetivo fazer uma interface entre a prática da Psicologia em seus diversos contextos em interface com a defesa dos Direitos Humanos. Ambas as apresentações foram baseadas no Código de Ética do Psicólogo, documentos da Comissão de Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os palestrantes foram Francyne dos Santos Andrade, estudante da UCP e colaboradora voluntária do CRP – Subsede Região Serrana, e Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823), presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana.

Ainda em Petrópolis, foi realizada a palestra “Elaboração de Documentos Produzidos por Psicólogos”, no dia 28 de agosto, na Universidade Católica de Petrópolis, com a presença da psicóloga supervisora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) Zarlete Faria (CRP 05/15377).

Norte Fluminense:

A Comissão Gestora do Norte e Noroeste Fluminense, em parceria com a Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização (CIRD), promoveu eventos que mobilizaram as (os) psicólogas (os) da região. “Psicologia Clínica – diferentes abordagens e compromisso social”, na Universidade Estácio de Sá, em Campos, no dia 2 de agosto, com palestrantes que atuam com Psicologia Junguiana, Psicanálise, TCC e Sistêmica. O objetivo do evento foi articular a clínica com o compromisso social da Psicologia.

Em São João da Barra, foi organizado um Café Comemorativo, no dia 8 de agosto, de confraternização com as (os) psicólogas (os) da cidade. A celebração foi organizada pelas (os) próprias (os) profissionais do município e o CRP-RJ foi convidado a participar.

“Psicologia e Ética” foi o tema do debate com os professores e alunos da Universidade Estácio de Sá de Campos, no dia 16 de agosto. O CRP-RJ esteve presente para fazer uma fala institucional sobre o Código de Ética do Psicólogo. “Psicologia e a inclusão da pessoa com deficiência” foi o tema da palestra ministrada  no dia 30 de agosto na Universidade ISECENSA, também em Campos dos Goytacazes.

“Trajetórias evolutivas acerca da diversidade de gênero no Brasil” foi o tema da palestra ministrada por Alexandre França (CRP 05/32345), conselheiro do CRP-RJ,  na Universidade São José  em Itaperuna no dia 30 de agosto. França falou sobre a diversidade de gênero e como a Psicologia pode atuar para promover o respeito e a igualdade.

Na Universidade São José, em Itaperuna, o psicólogo representante do CRP-RJ no município David Muniz participou, no dia 31 de agosto, da Semana Científica Itaperuna.

BANNER_CRPRJ_PRESENTE2Sul Fluminense:

A Roda de Conversa “A Atuação da(o) Psicóloga (o) no SUAS” reuniu as (os) psicólogas (os) do município de Engenheiro Paulo de Frontin, no dia 29 de agosto, no CRAS 1 (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade. O CRP-RJ foi representado pelo seu ponto focal na região, a psicóloga Vanessa Agnelo.

Já no dia 30 de agosto, foi a vez do município de Mendes receber a Roda de Conversa “Desmembrando Novos Caminhos – a Psicologia no SUAS”, que ocupou auditório na Secretaria Municipal de Assistência de Mendes e teve a participação da conselheira e presidente da Comissão de Psicologia e Assistência Social do CRP-RJ Juliana Gomes (CRP 05/41667).

Em 31 de agosto, no município de Volta Redonda, Juliana Gomes participou de outro debate sobre o papel das (os) psicólogas (os) no SUAS. A conselheira representou o CRP-RJ a convite da Secretaria de Assistência Social do município.

Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos:

No dia 23 de agosto, a conselheira-presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-RJ (COF), Paula Land Cury (CRP 05/20409), marcou presença na “II Semana de Psicologia Anhanguera – Construindo o humano que posso ser”, na Universidade Anhanguera, em Niterói.

Também no dia 23 de agosto, a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em São Gonçalo, promoveu o “II Encontro de Psicologia – Aspectos éticos no exercício profissional da Psicologia”, com a presença da psicóloga supervisora da COF Zarlete Faria (CRP 05/15377).

Já a “9ª Semana de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida”, em Cabo Frio, ocorreu no dia 28 de agosto e contou com a presença da conselheira-presidente do CRP-RJ Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448).