CRP-RJ integra Curso de Extensão em Psicologia e Assistência Social em Campos

Categoria(s):  ASSISTÊNCIA, NORTE-NOROESTE, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 05/10/2018 às 11:13

Release Curso SUAS Casa dos Conselhos - 1a aula - 22-08-2018 - JULIANA_2No mês de agosto de 2018, o CRP-RJ, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social de Campos dos Goytacazes e da Casa dos Conselhos Municipais, realizou a primeira aula do Curso de Extensão sobre a Psicologia e o Sistema Único de Assistência Social.

PRIMEIRA AULA:

A inserção da Psicologia na Assistência Social, e o seu percurso histórico como campo de conhecimento, foi abordada pela conselheira-coordenadora da Comissão de Psicologia e Assistência do CRP-RJ, Juliana Gomes no dia 22 de agosto de 2018 nas aula inaugural do curso.

A conselheira apresentou informações sobre a construção de saídas frente à lógica individualizante no acolhimento ao usuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) , sobre as redes colaborativas e solidárias, a “(de)formação acadêmica”, cujo enfoque apenas clínico não prepara o profissional para atuar no campo social.

Outros temas abordados por ela foram o Assistencialismo X Assistência, defendendo a superação da caridade como práxis nas políticas públicas, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e as influências do discurso neoliberal sobre a subjetividade humana e coletiva.

Release Curso SUAS Casa dos Conselhos - 2a aula - a tarde - LAICIDADE_12-09-2018__SEGUNDA AULA:

No dia 12 de setembro, no auditório da Casa dos Conselhos de Campos, o tema abordado pela manhã foram as principais normativas para a atuação da(o) psicóloga(o) no âmbito do SUAS. A colaboradora da Comissão Gestora Norte e Noroeste Fluminense do CRP-RJ e Ponto Focal em Conceição de Macabu, Luciana Fernandes Caldas, apresentou as diretrizes e a tipificação dos serviços socioassistenciais.

No período da tarde, foi realizado um debate sobre Laicidade e Políticas Públicas com a presença de Carlos Eugênio Soares de Lemos, historiador e professor da UFF Campos, explanando sobre o desenvolvimento do território campista e sobre como as religiões marcaram esse processo histórico.

Outros palestrantes que contribuíram para o debate sobre a Laicidade nas Políticas Públicas foram três representantes de diferentes religiões: Paulo Carneiro (catolicismo), Fábio Py (protestantismo) e Gilberto Coutinho (comunidades de terreiro), que abordaram o lugar dessas religiões em um debate do ponto de vista laico.

PRÓXIMA AULA – 10 DE OUTUBRO (8h às 17h):

A terceira aula do Curso de Extensão para Psicólogos Atuantes no Sistema Único de Assistência Social contará com a discussão sobre o financiamento da Política de Assistência Social e terá a participação, pela manhã, da assistente social e colaboradora do CRESS-RJ na região, Janaína Monteiro.

Na parte da tarde, serão debatidos os temas: “Assistência Social, Racismo e Pobreza”, “Culpabilização da Pobreza”, “Marginalização do Negro”, “Sofrimento psíquico causado pelo Racismo” e “Individualização das questões que atravessam o usuário”. Participarão representantes do movimento negro, pesquisadores do meio acadêmico e profissionais que atuam com Psicologia Clínica frente ao sofrimento mental decorrente do Racismo, além de um representante dos usuários do SUAS.