CRP-RJ implementa projeto de melhorias no atendimento à (ao) psicóloga (o)

Categoria(s):  Notícias, ORIENTAÇÃO/FISCALIZAÇÃO   Postado em: 08/10/2019 às 09:44

atendimento-ao-psiO CRP-RJ está implementando um projeto de aprimoramento das modalidades de atendimento às (aos) psicólogas (os), buscando, com isso, obter, no curto e médio prazo, maior celeridade e qualidade no acolhimento às demandas da categoria na sede e subsedes.

As ações que vêm sendo postas em prática visam à redução no tempo de espera para atendimento telefônico, à diminuição do prazo médio para resposta de e-mails, ao aumento da agilidade nos trâmites para procedimentos administrativos e à ampliação da qualidade no atendimento presencial administrativo e no atendimento especializado de orientação técnica.

Confira abaixo as ações que estão em curso para a melhoria no atendimento às (aos) profissionais.

ATENDIMENTO TELEFÔNICO

O atendimento telefônico na sede do CRP-RJ sofreu um processo de automatização em julho deste ano com a implementação de um menu eletrônico que direciona a (o) profissional para a opção desejada sem precisar aguardar contato com a telefonista e a transferência para o setor responsável.

Com o novo sistema de atendimento telefônico, é informado à (ao) psicóloga (o) o tempo de espera na linha até ser atendida (o). Desde a sua implementação, foi possível descongestionar as linhas telefônicas do CRP-RJ, já que o tempo médio de espera na linha atualmente é de apenas dois minutos.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

O CRP-RJ está promovendo uma reconfiguração administrativa interna de modo a aumentar a capacidade de atendimento presencial à categoria na sede e nas subsedes onde se observa um aumento crescente da demanda.

Na sede do CRP-RJ, um número maior de profissionais está atuando no atendimento direto à (ao) psicóloga (o) e mais funcionários foram realocados para atuar no Setor de Atendimento de modo a agilizar a tramitação dos processos resultantes das solicitações da categoria. A expectativa é de que, com isso, haja também um redução no prazo para resposta de e-mails – hoje, esse prazo é de até cinco dias úteis.

Também haverá aumento do número de funcionários nas Subsede da Baixada (Nova Iguaçu) e do Leste Fluminense (Niterói), onde a demanda por atendimento presencial e telefônico vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE ORIENTAÇÃO

Desde 2018, o atendimento especializado de orientação técnica e ética prestado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-RJ está funcionando, nas modalidades presencial e telefônica, mediante agendamento prévio.

Com isso, a (o) psicóloga (o) liga para o telefone (21) 3613-8700, digita a opção 9 do menu e agenda uma data e horário da sua preferência em que haverá uma fiscal da COF à disposição para prestar as orientações solicitadas. Em caso de atendimento telefônico, é a própria fiscal da COF quem retorna o contato com a (o) profissional no horário agendado.

Dessa forma, o CRP-RJ garante que todas (os) as (os) profissionais sejam atendidas (os) dentro de um horário específico, evitando, com isso, períodos de espera ao telefone para conseguir conversar com a COF.

“Aprimorar os diferentes setores de atendimento do CRP-RJ, na sede e nas subsedes, constitui ação prioritária da atual gestão”, revela o conselheiro-presidente do CRP-RJ, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077). “Adotaremos estratégias para nos aproximar cada vez mais dos profissionais, nos mais diversos contextos de atuação, buscando a ampliação dos canais de interlocução, com especial atenção para as atividades de orientação da autarquia, com vistas à construção de práticas psicológicas em acordo com as resoluções que balizam ética e tecnicamente a profissão”, destaca.