CRP-RJ comemora o Dia da (o) Psicóloga (o) com apresentações artísticas em sua sede

Categoria(s):  DIA DO PSICÓLOGO, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 05/09/2017 às 10:44
IMG_2621

Marcia Badaró (ao microfone) ao lado de Diva Conde na abertura do evento

O CRP-RJ encerrou o calendário de eventos e atividades comemorativas do Dia da (o) Psicóloga (o) com muita arte. Assim foi o evento “Psicologia & Arte na Garagem”, realizado no dia 1º de setembro, na garagem da sede do CRP-RJ, na Tijuca, que reuniu diversas (os) psicólogas (os) e estudantes em um espetáculo que teve recital de poesias, apresentações de dança, peça teatral e muita música.

A festividade foi aberta pela conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), que deu as boas-vindas ao público presente e chamou ao microfone a psicóloga Márcia Badaró (CRP 05/2027), conselheira do CRP-RJ entre 2004 e 2010 e atualmente membro do plenário do Conselho Federal de Psicologia.

“O Brasil é o maior país do mundo em número de psicólogos. Esse dado traz uma responsabilidade muito grande para todos nós”, destacou a conselheira do CFP, afirmando ainda que “cerca de 63% desses profissionais atuam em políticas públicas, um dado relevante para entendermos o percurso profissional da Psicologia ao longo desses 55 anos de regulamentação”.

Em seguida, as conselheiras do CRP-RJ Roseli Goffman (CRP 05/2499) e Juliana Gomes da Silva (CRP 05/41667), organizadoras do evento, apresentaram as atrações culturais e artísticas. Roseli leu brevemente um texto de parabenização às (os) psicólogas (os) pelo dia 27 de agosto, no qual destacou: “Nosso ofício é uma ação política de empoderamento de vozes que emudeceram”.

“Nós geralmente comemoramos o Dia do Psicólogo com um evento no formato de seminário. Desta vez, pensamos em um evento num formato diferente, que unisse Psicologia e arte, já que muitos profissionais têm suas atuações ligadas à arte. Em tempos de crise, em tempos de golpe, a arte também é resistência, também é libertação”, enfatizou, por sua vez, Juliana Gomes.

IMG_2647

As anfitriãs: conselheiras Roseli Goffman (ao microfone) e Juliana Gomes

Dança e poesia

A primeira atração da noite foi a eletrizante apresentação de dança do ventre com figurino clássico da psicóloga Nayara de Souza Gomes, especialista em Psicologia Jurídica. Em seguida, teve início o momento da recitação de poesias. Poemas de autoria própria, que abordam de forma crítica o papel da Psicologia e também de temas universais, como o amor, foram apresentados pela psicóloga Caroline Suarez Parada e pelo coletivo “Poesia no Divã”, composto por estudantes de Psicologia da Universidade UNIABEU de Belford Roxo.

Espetáculo de dança

A terceira atração da noite foi o intenso e impactante espetáculo de dança contemporânea “Ariô”, inspirado na monografia “A corporeidade da loucura”, da psicóloga Cecília Estella. Os movimentos coreográficos da apresentação abordam o conceito de loucura e mostram como o corpo como um todo apresenta registros desses “enlouquecimento”. Partindo do encontro entre a dança, a Psicologia e a fotografia, a proposta do espetáculo é discutir os limites entre o normal e o patológico e o aprisionamento de um corpo em si mesmo.

Apresentação teatral

IMG_2873

Professor Luís Antônio Baptista

A atração seguinte foi a apresentação de um fragmento da peça de teatro “Os amoladores de faca”. Inspirado no aclamado texto homônimo de Luís Antônio Baptista, essa intervenção teatral tem a proposta de dar visibilidade às bandeiras contra variadas opressões a grupos sociais minorizados que circulam nas práticas cotidianas.

O professor e pesquisador Luís Antônio Baptista, que esteve presente prestigiando o evento, destacou que o texto – escrito a partir de um caso público de homofobia que chocou o Brasil, o lamentável esquartejamento de um político nordestino que assumiu publicamente sua homossexualidade em princípios da década de 1990 – ainda se faz atual diante da conturbada realidade de nosso país.

Música

Encerrando a comemoração, houve uma apresentação musical da funcionária designer do CRP-RJ, Júlia Lugon, e da conselheira do CRP-RJ, Juliana Gomes, que interpretaram músicas de Raul Seixas, Elis Regina, Rosana e do grupo “Mutantes”, entre outros aclamados cantores brasileiros.

No canal do CRP-RJ no Youtube, está disponível uma playlist com trechos dos melhores momentos das apresentações culturais da noite. Clique aqui e confira!

Confira abaixo mais algumas fotos das atrações do evento!

IMG_2603

Painéis do grupo de dança Ariô, que une Psicologia, dança e fotografia, foram espalhados pela garagem da sede do CRP-RJ durante o evento

IMG_2673

Eletrizante performance de dança do ventre

 

IMG_2689

Apresentações de poesia também aconteceram durante o evento em homenagem ao Dia da (o) Psicóloga (o)

IMG_2730

Apresentações de poesia também aconteceram durante o evento em homenagem ao Dia da (o) Psicóloga (o)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_2802

Espetáculo de dança Ariô

 

IMG_2847

Apresentação teatral “Os amoladores de faca”

 

IMG_2931

Conselheira Juliana Gomes canta no encerramento do evento