CRP-RJ acolhe novas (os) colaboradoras (es) da Comissão de Orientação e Ética

Categoria(s):  ÉTICA, Notícias   Postado em: 01/11/2019 às 13:26

coe 1O CRP-RJ promoveu, no dia 26 de outubro, uma reunião em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, para acolher as (os) novas (os) psicólogas (os) que comporão as Comissões de Instrução da Comissão de Orientação e Ética (COE) como colaboradoras (es) da gestão. As Comissões de Instrução são responsáveis por instruir os processos éticos contra psicólogas (os).

O conselheiro-presidente do CRP-RJ, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), iniciou o encontro explicando a estrutura de funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia e do CRP-RJ, em particular, e destacou a importância do Código de Ética e das demais resoluções do CFP na construção dos limites éticos das práticas psicológicas.

Já a conselheira coordenadora da COE, Mariana Chaves Ferreira Botelho (CRP 05/32802), orientou sobre os trâmites de funcionamento da COE e os procedimentos que devem ser seguidos na instrução dos processos éticos, conforme determina o Código de Processamento Disciplinar (CPD) e demais resoluções do CFP.

“Nossa prática profissional envolve uma concepção de mundo, de sociedade, de humano, exigindo um posicionamento sobre a finalidade da intervenção que fazemos, a qual envolve a certeza de que nossas práticas têm sempre efeitos, e exigindo que tomemos, portanto, posições. Posições estas que exigem princípios para a prática”, defende o conselheiro-presidente do CRP-RJ, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077).