Crepop realiza reunião de seu 2º Ciclo/2008

Categoria(s):  CREPOP, Notícias, SOCIOEDUCATIVO   Postado em: 29/05/2008 às 09:29
CREPOP realiza ciclo sobre Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

CREPOP realiza ciclo sobre Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do CRP-RJ realizou seu segundo encontro do ano com psicólogos, no dia 21 de maio, na sede do conselho. Após o 1º Ciclo de 2008, que abordou a Educação Inclusiva, o tema do 2º Ciclo, que vai até 20 de julho, é Medida Socioeducativa em Meio Aberto.

O encontro, que teve início na parte da manhã e terminou no fim da tarde, foi dividido em fases. Na primeira, os presentes se reuniram em duplas ou trios para se conhecerem e, em seguida, apresentarem os companheiros como se fossem eles mesmos. A idéia, segundo o psicólogo e conselheiro Lindomar Darós, foi fazer com que cada um se colocasse no lugar do outro, experiência que dividiu os participantes. “Foi ótimo me escutar através de outra pessoa”, disse uma psicóloga. “Foi desconfortável. Falar do outro é muito difícil”, discordou outra.

A metodologia de psicodrama foi utilizada para fazer os presentes se sentirem nas situações estudadas por eles.

A metodologia de psicodrama foi utilizada para fazer os presentes se sentirem nas situações estudadas por eles.

Na segunda fase, os participantes se dividiram em grupos para criar psicodramas dentro do tema abordado. As encenações tinham como objetivo fazer os presentes se sentirem nas situações estudadas por eles.

O evento teve ainda um grande debate sobre as práticas relativas às medidas socioeducativas, onde cada um contou suas experiências e tirou dúvidas.

O Crepop terá ainda dois ciclos este ano: Mulher Sob Violência de Gênero e Atenção Básica. O ciclo atual, de Medida Socioeducativa, irá até o dia 20 de julho. Nesse período, haverá um questionário em destaque no site do Crepop nacional para ser respondido por psicólogos que trabalhem no campo abordado.