CORONAVÍRUS: ATENDIMENTO PRESENCIAL NA SEDE E SUBSEDES DO CRP-RJ É INTERROMPIDO TEMPORARIAMENTE

Categoria(s):  CORONAVÍRUS, Notícias, SUBSEDE BAIXADA, SUBSEDE CAMPOS, SUBSEDE NITERÓI, SUBSEDE SERRANA, Últimas Notícias   Postado em: 03/12/2020 às 20:36

WhatsApp Image 2020-12-03 at 19.20.57Diante do aumento alarmante do número de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19, e zelando sempre pela segurança da saúde das psicólogas e psicólogos e de seus funcionários, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro comunica a interrupção temporária do atendimento presencial que vinha sendo prestado na sede e subsedes.

O Rio de Janeiro está novamente na classificação laranja, na qual não é recomendada atividades presenciais que possam gerar risco de contaminação.

Os hospitais, tanto da rede pública quanto privada, estão com níveis de lotação preocupantes: segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, no dia 30 de novembro já havia 364 pessoas na fila, aguardando vaga de internação em decorrência da Covid-19, na rede pública.

Segundo o mesmo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, chegou à triste marca de 22.590 mortos e 354.354 casos confirmados do novo coronavírus. A média móvel de novos casos está em 42%, o maior aumento registrado desde agosto.

O Rio de Janeiro é a capital do país com maior taxa de letalidade, conforme confirmou o ObservatórioCovid da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz – divulgado em novembro. A taxa de letalidade na cidade está em 7,5%, o que significa que a cada 13 pessoas infectadas, uma acaba morrendo. Esse dado coloca o Rio de Janeiro também entre as cidades onde mais se morre de Covid-19 no mundo.

Uma equipe multidisciplinar de especialistas da área da saúde da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – divulgou um documento que indica medidas urgentes a serem consideradas: Suspensão imediata de eventos presenciais; abertura imediata de leitos hospitalares; realização de ampla testagem; fechamento das praias; avaliação da decretação de lockdown (isolamento social severo).

Além disso, a Fiocruz divulgou no dia 1 de dezembro um relatório no qual aponta que o Rio está à beira de um colapso no seu sistema de Saúde. O grande número de mortes por covid-19 que ocorreram dentro dos hospitais foram, na maioria, fora de UTIs, o que demonstra, segundo o estudo, a incapacidade de atender com propriedade os casos mais graves.

Neste sentido, mediante dados e orientações advindos de instituições científicas confiáveis, o CRP-RJ reitera seu posicionamento pelo cuidado à saúde das pessoas. É parte intrínseca da Psicologia o zelo e a atenção à saúde física e mental, e reforçamos este compromisso tomando decisões que respeitem a vida de todas e todos.

Cabe ressaltar que TODOS os serviços do CRP-RJ continuam sendo prestados de maneira remota. Clique aqui.

A retirada presencial da Carteira de Identidade Profissional, este documento que tanto nos orgulha, não será possível neste momento, entretanto seguiremos fornecendo a Declaração do CRP, por email, que habilita a exercer regularmente a profissão, como preconizado na Resolução CFP nº 05/2020.

Por fim, gostaríamos de nos solidarizar com as famílias enlutadas e com todas as pessoas que estão sendo atingidas neste período desafiador que vivemos.

Sigamos juntas (os)!