Debate sobre Laicidade acontece em Nova Friburgo

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, LAICIDADE, Notícias, REGIÃO SERRANA, Últimas Notícias   Postado em: 19/05/2017 às 14:33
ze 3O conselheiro e coordenador do Eixo de Laicidade da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, José Henrique Lobato Vianna (CRP 05/18767), participou de dois importantes debates sobre Psicologia e Laicidade em Nova Friburgo. Promovidas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) de Nova Friburgo, as Mesas Redondas “Psicologia e Religiões: Interfaces e Limites” lotaram o auditório da universidade na noite do dia 12 de maio.
O conselheiro do CRP-RJ foi o mediador da 1ª mesa, que contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia da UNESA de Nova Friburgo, Maria Clara Rebel, da psicóloga e representante do Espiritismo Kardecista, Janice Sampaio e do padre da Igreja Católica José Rui.
José Henrique mediou e comentou ainda a 2ª mesa de debates, que teve falas da coordenadora do curso de Psicologia da UNESA de Nova Friburgo, abordando o Santo Daime, tema de estudo de seu mestrado e doutorado, do pastor da Igreja Pentecostal Ceifa, Sérgio Paim, e do representante do Budismo Tibetano, Alexandre Saioro.
ze 2
A proposta de ambas as mesas de debate foi proporcionar um espaço onde os participantes abordassem sua visão sobre suas respectivas religiões e a interface com a Psicologia, como ciência e profissão. Foram abordadas também as questões éticas que devem ser observadas na utilização de conceitos e princípios psicológicos no campo das religiões.
O debate contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre estudantes e professores de Psicologia e também profissionais de outras áreas.