CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA: CRP-RJ INICIA A FASE DE PRÉ-COREPS NO DIA 27 DE OUTUBRO

Categoria(s):  COREP, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 18/10/2021 às 15:01

WhatsApp Image 2021-10-18 at 11.01.48Participe e contribua para construir a Psicologia que nós queremos!

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realizará, no dia 27 de outubro, às 19h, o primeiro dos 23 Pré-Congressos Regionais de Psicologia (Pré-Coreps).

O evento será por meio digital, pela plataforma Google Meet, e tem por objetivo principal a mobilização da categoria neste território para elaboração de propostas pertinentes aos 3 Eixos temáticos do CNP (Congresso Nacional de Psicologia) e a eleição de delegadas que representarão as psicólogas fluminenses no Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – Corep.

Este primeiro pré-Corep contará com a presença do conselheiro presidente do CRP-RJ, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077).

Para inscrever-se, clique aqui até o dia 26 de outubro às 10h (conforme artigo 14, parágrafo 2º do Regulamento do 11º Corep/CRP-RJ).

O link da sala virtual será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição, pouco antes do início do evento.

VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE O GRANDE EVENTO DA PSICOLOGIA BRASILEIRA?

Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, o Congresso Nacional de Psicologia ocorre a cada 3 anos, promovendo a participação democrática das psicólogas nos rumos da Psicologia. Todo o processo, desde os eventos preparatórios até o Congresso Nacional, é participativo e tem o objetivo de convidar toda a categoria a refletir sobre o contexto da atualidade e sobre a inserção da Psicologia nesta conjuntura, bem como propor as diretrizes do próximo triênio.

Ou seja, é no CNP/Coreps que a própria categoria decide quais serão as diretrizes desta ciência e profissão. O protagonismo das psicólogas é um dos valores mais caros à construção desse sistema democrático de tomada de decisão.

Em 2022, o evento chega à sua 11º edição, com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais” e os seguintes eixos:

  1. Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 
  2. Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; 
  3. O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

É a partir destes eixos que as propostas são elaboradas.

 

Acompanhe como funciona cada etapa do Congresso Nacional de Psicologia e participe!

Eventos preparatórios (21 de julho a 9 de setembro de 2021) ETAPA FINALIZADA – eventos abertos às psicólogas, estudantes, convidadas e demais pessoas interessadas. Tem o objetivo de formular propostas a serem enviadas para as próximas etapas.

Pré-congressos (30 de setembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022) – realizados pelo CRP-RJ, por meio de sua sede, subsedes e pontos focais, compõe a etapa que analisa e aprova as propostas sugeridas pelas próprias psicólogas. Nesta instância, são eleitas as delegadas para o Congresso Regional (Corep).

Congresso Regional da Psicologia COREP (8 a 10 de abril de 2022) – composto por delegadas eleitas nos pré-congressos, no Corep são discutidas e aprovadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREP. Este documento é o que orientará as ações da gestão do CRP-RJ no próximo triênio. São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. No Corep também são eleitas as  delegadas para o Congresso Nacional.

Congresso Nacional da Psicologia CNP (2 a 5 de junho de 2022) – é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as diretrizes para o Conselho Federal de Psicologia. Participam as delegadas nacionais, eleitas nos COREPs de todos os CRPs do Brasil. As propostas aprovadas farão parte do Caderno de Deliberações do CNP, e irá orientar as ações da Psicologia a nível nacional, para os próximos 3 anos.