Confira aqui as publicações produzidas pelo CRP-RJ nos últimos três anos

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, ÉTICA, Notícias, ORIENTAÇÃO/FISCALIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, PREMIAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS, SISTEMA PENITENCIÁRIO   Postado em: 25/08/2016 às 15:42

Nos últimos três anos, as comissões do CRP-RJ atuaram ativamente, nos diversos campos de inserção da Psicologia, para ampliar os canais de diálogo com a categoria de nosso estado.

Uma importante estratégia utilizada foi a produção de publicações com o objetivo de oferecer às (aos) profissionais material de orientação técnica, reflexão crítica e referências ético-políticas para o exercício cotidiano da Psicologia.

Todas essas publicações foram distribuídas gratuitamente às (aos) psicólogas (os) nos diversos eventos realizados pelo CRP-RJ nesse período. Você também pode acessá-las a qualquer momento na seção “PUBLICAÇÕES” de nosso site.

Veja abaixo as publicações lançadas pelas comissões do CRP-RJ e clique em “Saiba mais”, ao lado de cada imagem, para conhecer mais detalhes de cada livro.

Livro COF

“Temas de Orientação Profissional do Psicólogo”

Organização: Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)

Lançamento: 10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia (2016)

O livro tem o objetivo de oferecer à (ao) psicóloga (o) uma material de orientação, consulta e reflexão crítica do fazer psi a partir das resoluções e normativas que regem a prática profissional em nosso país. A proposta não é ser um manual sobre a legislação que normatiza a atuação da (o) psicóloga (o), mas um objeto de consulta e auxílio à (ao) profissional a partir da problematização da prática psi.

Além de apontar as legislações relativas às principais áreas de atuação – tais como Psicoterapia, Saúde Suplementar, Avaliação Psicológica, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, entre outras –, a publicação apresenta orientações e esclarecimentos sobre temas sensíveis da prática cotidiana, como publicidade profissional, credenciamento de sites, ensino, estágio, residência e pesquisa em Psicologia.

 

Livro Educacao

“Conversações em Psicologia e Educação”

Organização: Comissão de Psicologia e Educação (COMPSIEDUC)

Lançamento: II Seminário Psicologia nas Escolas (2016)

O livro reflete o resultado das discussões e dos debates promovidos pela COMPSIEDUC desde 2014, quando foi instituída. A ilustração da capa do livro é composta pelos desenhos “Diários de Escola”, gentilmente cedidos pelo artista Alex Frechette.

A publicação reúne artigos dos palestrantes que participaram do “I Simpósio da Região Serrana: Medicalização da Educação, da Saúde e da Sociedade”, promovido em março de 2015, em Petrópolis, e do “I Seminário Psicologia nas Escolas: o que o professor demanda e o que a escola produz?”, ocorrido em maio do ano passado.

Entre os articulistas do livro, estão nomes como Lygia de Souza Viegas, Rossano Cabral Lima, Adriana Marcondes Machado, Diva Lúcia Gautério Conde, Marilene Proença Rebello de Souza e Katia Aguiar.

 

livro_navegar“Navegar é preciso – A Trajetória do Grupo de Trabalho Integrado Diversidades de Gênero e Relações Étnico-Raciais da CRDH”

Organização: Grupo de Trabalho Integrado Diversidades de Gênero e Relações Étnico-Raciais da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ

Lançamento: XI seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos (2016)

A atuante Comissão Regional de Direitos Humanos (CRDH) do CRP-RJ legou às (os) psicólogas (os) uma importante publicação que aborda as ainda controversas temáticas de gênero e raça.

O livro é um breve “diário de bordo” – de apenas 64 páginas – que convida o leitor a navegar nas reflexões, dificuldades e embates enfrentados pelo GT em seu trabalho de um ano no CRP-RJ.

Mais do que apenas apresentar referências teóricas e bibliográficas sobre essas temáticas ainda invisibilizadas na Psicologia, a publicação enfoca na experiência dos componentes do GT Integrado em promover esse debate de modo transversalizado, tentando dialogar com as demais questões relacionadas à prática profissional.

LIVRO_Beatriz

Cadernos dos Prêmios Margarete Paiva e Maria Beatriz

Lançamento: 10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia / XI Seminário Regional de LIVRO_Margarete_pagPsicologia e Direitos Humanos (2016)

Em uma iniciativa inovadora, o CRP-RJ lançou, na mesma publicação, os cadernos do “VIII Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira” e do “I Prêmio Maria Beatriz Sá Leitão”.

No caderno do Prêmio Margarete, estão os trabalhos vencedores em 1º e 2º lugar na categoria Profissional. De autoria do psicólogo Rafael Reis Luz, o trabalho vencedor em 1º lugar foi “A Psicologia no CREAS de Guapimirim: delineando práticas e saberes”. Em 2º lugar, foi premiado “A prática profissional de psicólogas junto a um Centro Especializado de Atendimento à Mulher”, de Emmanuela Neves Gonsalves e Hebe Signorini Gonçalves.

No caderno do I Prêmio Maria Beatriz, foram compilados os trabalhos vencedores em 1º e 2º lugar nas categorias Profissional e Estudante. Entre os profissionais, o trabalho vencedor foi “Das artes de governas vidas: pensando a Psicologia no campo do cuidado”, de Maria Clara Alves de Barcellos Fernandes. Em 2º lugar, ficou o trabalho “A Psicologia na Defensoria Pública: reflexões sobre uma atuação em prol dos direitos das pessoas transexuais”, de Marina Wanderley Vilar de Carvalho.

Na categoria Estudante, ficou em 1º lugar o trabalho “Entre as dores e delícias do Centro de Cidadania LGBT Niterói: a emergência do devir estagiária”, de Luiza Salas. “Vidas sem direitos” foi o trabalho premiado em 2º lugar, de Vera Lúcia da Silva Miranda.

 

livro_falado

“Fragmentos de discursos (não tão amorosos) sobre o Exame Criminológico: um livro falado”

Organização: Grupo de Trabalho Psicologia e Sistema Prisional da Comissão de Direitos Humanos

Lançamento: 8ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia (2014)

O livro é composto por fragmentos de falas de diversos atores que atuam no Sistema Prisional e retrata os impasses e as implicações éticas da prática do exame criminológico por psicólogas (os). Organizado inicialmente pelo Grupo de Trabalho Psicologia e Sistema Prisional da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ durante o XIII Plenário (Gestão 2010-2013), o livro expressa o grande incômodo que os diversos atores que atuam nesse campo sentem pela prática do exame criminológico.

Nas páginas do livro, estão presentes vivas e potentes falas de psicólogas (os), assistentes sociais, psiquiatras, diretores de unidades prisionais, inspetores de administração penitenciária, defensores públicos, juízes e egressos do sistema prisional.

 

“Ética e Psicologia: Reflexões do CRP-RJ” etica_e_psicologia

Organização: Comissão de Orientação e Ética (COE)

Lançamento: 8ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia (2014)

Resultado de um longo trabalho de pesquisa e acompanhamento das denúncias e processos éticos contra psicólogas (os) no CRP-RJ, a publicação apresenta uma compilação de artigos que abordam a importância da Ética como uma prática transversal que permeia toda e qualquer intervenção na Psicologia.

O fio condutor desses artigos, e também a grande aposta do livro, é debater a Ética para além das diretrizes e condutas estabelecidas pelo Código de Ética da (o) Psicóloga (o), fomentando a criação de novas referências éticas e políticas para a profissão pautadas pelo necessário compromisso com a garantia dos Direitos Humanos.