CONCURSO PÚBLICO DE ARARUAMA: CONFIRA AS AÇÕES EMPREENDIDAS PELO CRP-RJ

Categoria(s):  Notícias, ORIENTAÇÃO/FISCALIZAÇÃO   Postado em: 08/10/2019 às 13:04

post-ararumaO Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro está mobilizado, junto a outros conselhos profissionais e sindicatos, contra irregularidades técnicas e legais dispostas no edital do concurso público da prefeitura de Araruama (Edital nº 001/2019).

O edital do concurso, publicado em agosto desse ano, prevê, entre outras áreas profissionais, 13 vagas para a Psicologia, sendo três delas para orientador social (com vencimento base de R$ 1.536,89 para uma carga horária de 25 horas semanais) e outras dez para psicóloga (o), com vencimento base de R$ 998 para uma jornada semanal de 20 horas.

Tão logo tomou conhecimento do edital, o CRP-RJ articulou-se a outros conselhos e sindicatos para traçar, coletivamente, as estratégias de enfrentamento a mais essa precarização do trabalho multiprofissional nas Políticas Públicas.

Além de acionar o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro para que possa tomar as providências necessárias no que tange à adequação ao piso salarial, assunto da alçada do Sindicato, o CRP-RJ participa de uma articulação conjunta com representantes do Conselho Regional de Serviço Social, do Conselho Regional de Enfermagem, do Conselho Regional de Nutricionistas e do Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Rio de Janeiro.

Desde então, duas reuniões foram realizadas na sede do CRP-RJ para tratar do assunto. Será enviado um ofício ao Ministério Público do Estado (MPE) solicitando que o órgão tome providências quanto à avaliação da existência de irregularidades presentes no referido edital.

O CRP-RJ uma vez mais ratifica seu compromisso com a valorização da atuação da (o) psicóloga (o) nos mais diversos espaços e informa que tomará todas as providências cabíveis para que o edital do concurso público do município de  Araruama seja revisto de forma a contemplar satisfatoriamente a importância da inserção da Psicologia nas Políticas Públicas.