Comissão Especial de Juventude da ALERJ promove uma roda de conversa na sede do CRP-RJ

Categoria(s):  Notícias, POLÍTICAS PÚBLICAS   Postado em: 04/11/2019 às 12:56

IMG_0899Em 18 de outubro, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro cedeu o auditório de sua sede, localizada no Centro do Rio, para a Comissão Especial de Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) promover uma roda de conversa para debater o processo de elaboração dos estudos específicos do Eixo de Saúde da comissão.

O evento recebeu mais de 40 representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, instituições, militantes e pesquisadores, vindos de diversos locais do estado do Rio de Janeiro.

Presidida pela deputada Dani Monteiro, a Comissão Especial de Juventude pretende organizar um levantamento de condições de vida da juventude no estado a fim de propor, ao Legislativo e ao Executivo, ações de garantia de direitos, melhorias da qualidade de vida da juventude e mobilização dos jovens do estado.

Sem titulo alerj“O evento foi muito importante. Contando com a presença de parceiros dos movimentos sociais expressivos como o CRP-RJ, diversos grupos da Fiocruz, o Coletivo RUA e pesquisadores da UFRJ. Estamos animados com os próximos passos da comissão”, acentuou Caíque Azael, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP) e colaborador da Comissão da Juventude da ALERJ.

“A discussão sobre políticas públicas de juventude precisa avançar por meio de articulações institucionais plurais. Necessário estabelecer diálogos, respeitando as singularidades em termos de potencialidades, necessidades e demandas. Desta forma, torna-se primordial a circulação de debates capazes de propiciar cidadania plena a este segmento da sociedade, com o desafio emancipatório de tornar os jovens sujeitos de seus direitos, em detrimento de uma histórica construção tutelar. A Psicologia tem muito a contribuir com este processo, e recebermos a Comissão Especial de juventude da ALERJ em nossa sede materializa nosso compromisso de trabalho em conjunto”, avalia Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), conselheiro-presidente do CRP-RJ.