Comissão de Educação do XIV Plenário finaliza suas atividades com dois grandes eventos

Categoria(s):  EDUCAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO, Notícias   Postado em: 19/09/2016 às 12:43

helena-2

A Comissão de Psicologia e Educação (COMPSIEDUC) do XIV Plenário do CRP-RJ (Gestão 2013-2016) finalizou suas atividades com dois importantes eventos acontecidos no mês de setembro.

No dia 9, Helena Rego Monteiro (CRP 05/24180), conselheira-presidente da COMPSIEDUC, marcou presença na mesa-redonda “Medicalização da Vida: Cumpre transformá-la!”, organizada, em Salvador, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Também participaram mesa-redonda Tito Carvalhal (FACED-UFBA), Carol Freire (CFP) e Maria Fernanda Barros (CRF-BA).

A fala da conselheira do CRP-RJ teve como temática “Máquinas de ver/subjetivar em produção: medicalização do olhar-professor”. Em sua palestra, Helena chamou atenção para a importância de se pensar a medicalização como um processo.helena-3

helena-1“É importante que acessemos o campo múltiplo e intensivo de fatores que construíram a criança TDAH, TDO, Disléxica, etc. Acessar esse campo é pensar a emergência de um certo olhar-professor, um olhar que diagnostica, avalia, interpreta, julga, hierarquiza, sentencia. Um olhar que deseja homogeneidade e regularidade. É preciso perceber como que, em dado momento, certos discursos, a partir de uma relação de poder e dominação, vão se aproximando e formando enunciados de verdade, estabelecendo assim um regime de verdade”, destacou a conselheira-presidente da COMPSIEDUC.

 

Pré-lançamento da 2ª edição do livro “Conversações em Psicologia e Educação”

img_0455Ainda durante o evento em Salvador, foi realizado também o pré-lançamento da 2ª edição do livro “Conversações em Psicologia e Educação”, organizado pela COMPSIEDUC e lançado, em sua primeira edição, durante o II Seminário Psicologia nas Escolas em junho desse ano no Rio de Janeiro.

Além da versão digital, disponível em breve para download e visualização gratuitos na seção Publicações de nosso site, uma cópia impressa pode ser solicitada ao CRP-RJ pelas (os) psicólogas (os) que atuam no campo educacional pelo e-mail cotec@crprj.org.br.

 

 

Debate sobre o PL Escola sem Partido

Outro debate produzido pela COMPSIEDUC, desta vez em parceria com a Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ e a UNIRIO, no dia 16 de setembro, teve como temática “Em Defesa da Liberdade, contra o ‘Escola sem partido’.

O evento aconteceu na UNIRIO, no Rio de Janeiro, e reuniu palestrantes para problematizar esse polêmico projeto de lei que contraria os postulados freirianos de práticas educativas libertadoras pautadas na formação de alunos críticos, conscientes, reflexivos.

O debate aconteceu num momento estratégico em que uma avalanche de projetos produzidos tanto pelas instituições privadas quanto pelas diversas esferas legislativas, vem sendo despejada na rede pública de ensino. Vale destacar que a maioria desses projetos desconsidera a existência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), do atual Plano Nacional de Educação (PNE) e até mesmo da Constituição Federal.

slider_educacaoNos últimos dez anos, podem ser contabilizados cerca de mil projetos de lei voltados para a Educação Básica tramitando no Congresso Nacional. Aproximadamente, um em cada quatro projetos de lei sobre educação que tramitam nas esferas legislativas do país atualmente versam sobre propostas de alteração curricular.

É nesse cenário onde a educação se torna alvo crescente de diversas ações judicializantes e privatizantes que a COMPSIEDUC organizou esse debate contra o PL “Escola sem Partido”. Clique aqui e veja como foi o evento!