Comissão de Estudantes do CRP-RJ reúne-se com estudantes da Região Serrana

Categoria(s):  ESTUDANTES, Notícias, REGIÃO SERRANA   Postado em: 23/07/2019 às 10:43

IMG_20190608_151945414No dia 8 de junho, a coordenadora da Comissão de Estudantes do CRP-RJ, Anelise Lusser Teixeira (CRP 05/38657), psicóloga, doutora em Psicologia e professora da UNESA, esteve presente em reunião, na Subsede em Petrópolis, com integrantes da Comissão Gestora da Região Serrana e estudantes de Psicologia da região. O objetivo do encontro foi debater o projeto, iniciado em agosto de 2017, de instauração da Comissão de Estudantes na região, a qual vem atuando junto ao CRP-RJ na Região Serrana desde abril de 2018.

O encontro reuniu os estudantes membros da comissão Claudia Regina de Sousa (UCP), Daniele Ataide da Silva (UCP), Júlia de Oliveira Queiroz Mury (UCP), Juliana dos Santos Duarte (FASE) Larissa Pereira Decoló (UNESA Petrópolis), Pâmela Mendonça Teixeira de Brito (UCP) e Vanessa Jabour Moreira Rodrigues (UNESA Petrópolis), além da visita das estudantes Cristiana Clara Gouveia (UNESA), Iracema Santos (FASE) e Joseane Preisciliano (FASE)

Representando a Comissão Gestora, participaram do evento o conselheiro-coordenador Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823), a conselheira Fabíola Foster de Azevedo (CRP 05/42893) e a colaboradora Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157).

IMG_20190608_151925300 (1)Na ocasião, Anelise disse ter aceitado o desafio de coordenar a Comissão de Estudantes uma vez que, além de professora e formadora de futuros psicólogos, acredita que os estudantes têm muito a contribuir no enfrentamento do cenário que tem se apresentado para a Psicologia brasileira atualmente. “Dar voz e empoderamento aos psicólogos em formação pode ser um instrumento potencializador de transformação de uma Psicologia mais comprometida com o discurso social e político”, defendeu ela.

Para o conselheiro-coordenador da Comissão Gestora da Região Serrana, a instituição de uma Comissão de Estudantes representa “uma aproximação que democratiza e potencializa as ações, favorece um diálogo das instituições formadoras com o CRP-RJ e traz ao debate temas como Ética, Direitos Humanos e o compromisso social da profissão, contribuindo, assim, para a formação acadêmica”.

Vale ressaltar que a Comissão de Estudantes, inicialmente instituída no CRP-RJ em 2009, durante o XII Plenário, começou suas atividades na sede do Conselho a partir da demanda de estudantes de Psicologia para a construção de um espaço no qual estes pudessem se inserir como atores, juntamente com a categoria, num processo de valorização e fortalecimento de uma Psicologia mais includente e democrática. O projeto da nova Comissão de Estudantes objetiva colocar em análise as diferentes práticas em Psicologia, como ciência e profissão, problematizando os efeitos que a mesma produz na sociedade, através de uma reflexão crítica sobre formação e a atuação profissional.