COMISSÃO DE ESTUDANTES DA REGIÃO SERRANA: OCORRE A PRIMEIRA REUNIÃO DO SEGUNDO CICLO DE FORMA REMOTA

Categoria(s):  ESTUDANTES, Notícias, SUBSEDE SERRANA, Últimas Notícias   Postado em: 15/10/2020 às 09:41

WhatsApp Image 2020-10-13 at 19.12.57A reunião de abertura do segundo ciclo da Comissão de Estudantes (CE) da Região Serrana ocorreu no dia 10 de outubro. De forma remota, o encontro contou com a participação de 17 estudantes provenientes das instituições Universidade Estácio de Sá (UNESA) Campus Petrópolis e Santa Cruz, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Centro Universitário Arthur Sá Earp (UNIFASE) e Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Além das (os) novas (os) estudantes, também estiveram presentes na reunião, três estudantes integrantes da CE desde o seu início: Júlia de Oliveira Queiroz Mury (UCP), Larissa Pereira Decoló (UNESA Petrópolis) e Vanessa Jabour Moreira Rodrigues (UNIFASE).

A conselheira coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na região Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157) esteve presente e foi responsável por apresentar aos estudantes o projeto da comissão, juntamente com as colaboradoras Fabíola Foster de Azevedo (CRP 05/42893) e Pâmela Mendonça Teixeira De Brito (CRP 05/59313).

A Comissão de Estudantes da Região Serrana foi pensada a partir da necessidade de estreitar os laços com as universidades da região. Em 2016 foi dado início ao Projeto “CRP nas Universidades” que teve como objetivo inicial aproximar as (os) estudantes dos cursos de graduação em Psicologia e orientá-los sobre os serviços prestados pelo CRP-RJ. O projeto, realizado em 2016 e 2017, teve grande adesão por parte das (os) estudantes e, em 2018, foi substituído pela Comissão.

Em abril de 2018 foi realizada a primeira reunião da Comissão com as (os) estudantes do primeiro ciclo, que foi se consolidando e amadurecendo ao longo do tempo. Com participação massiva, o grupo formado passou a auxiliar atividades da Comissão Gestora em eventos, rodas de conversa e debates, além de contribuir para parcerias com as instituições. Além disso, em de março de 2019, as (os) estudantes promoveram a I Jornada de Estudantes de Psicologia da Região Serrana, que reuniu mais de 100 participantes e teve como objetivo discutir a formação acadêmica e a prática profissional em diferentes âmbitos de atuação psi.

A Comissão de Estudantes é um espaço de aprendizado e troca para as (os) alunas (os) durante o período de graduação em Psicologia. Chegando o momento de se formar, é necessário deixar o lugar de estudante para exercer a profissão. Com isso, surge a necessidade de renovação da CE, para dar espaço a novas (os) integrantes e novas possibilidades. Esta reunião deu início a abertura do segundo ciclo da CE e as (os) novas (os) estudantes presentes mostraram-se muito entusiasmados para dar continuidade ao trabalho iniciado no primeiro ciclo.

*Texto: Vanessa Jabour e Larissa Decoló (integrantes da Comissão de Estudantes do CRP-RJ na Região Serrana)