Com 61%, Chapa Ética e Compromisso Social vence a eleição para o CRP-RJ

Categoria(s):  ELEIÇÕES, Notícias   Postado em: 11/09/2013 às 15:48

Nos dias 26 e 27 de agosto, os Conselhos de Psicologia de todo o país passaram pelo processo eleitoral para a renovação de seus plenários no triênio 2013/2016.

eleicoes-2No Rio de Janeiro, a Chapa Ética e Compromisso Social venceu o pleito com 61% dos votos válidos, obtendo 5.054 votos. A Chapa Consciência Psi ficou em segundo lugar, com 3.241 votos, o equivalente a 39%. Houve ainda 1.538 votos nulos e 365 votos em branco.

Segundo o encabeçador da chapa vencedora, o psicólogo José Novaes (CRP 05/980), “a chapa Ética e Compromisso Social agradece às (aos) psicólogas (os) do Rio de Janeiro a confiança que depositaram em suas posições políticas e propostas programáticas, e conclama a todas (os) para enfrentar, no próximo triênio, os desafios que se apresentam à Psicologia brasileira”.

Para o Conselho Federal de Psicologia, saiu vitoriosa a Chapa Fortalecer a Profissão, com 27.875 votos. A Chapa Cuidar da Profissão ficou em segundo lugar, com 25.036 votos, e a Chapa Renovação: Compromisso Com a Profissão, em terceiro, com 19.558 votos. Votos nulos totalizaram 8.071 e em branco, 3.953.

Veja aqui os números completos da eleição para o CRP-RJ.

Veja aqui o resultado completo da Consulta Nacional para o CFP.

Eleições on-line

Pela primeira vez, as eleições para os Conselhos de Psicologia foram majoritariamente on-line e cerca de 90% dos (as) psicólogos (as) do estado do Rio puderam votar pela internet, facilitando, com isso, a apuração dos votos. O restante dos profissionais do estado votou por correspondência.
A votação on-line  começou às 8h do dia 26 de agosto e se encerrou às 17h do dia 27. Nesse último dia foram instalados postos de votação na sede e nas subsedes do CRP-RJ para que os (as) psicólogos (as) que tiveram problemas para votar em equipamento próprio pudessem participar do processo eleitoral.

Pouco mais de 200 profissionais compareceram à sede do Conselho para votar e aproximadamente 180 psicólogos (as) votaram em um dos postos de votação alocados nas subsedes do CRP-RJ (Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Campos dos Goytacazes).

Na avaliação da presidente do CRP-RJ, Vivian de Almeida Fraga (CRP 05/ 30376), “essas eleições tiveram a particularidade de terem sido em grande parte on-line, e isso reforçou não apenas a transparência do processo eleitoral como também deu à categoria maior praticidade para votar. No estado do Rio, conseguimos garantir que 89% dos psicólogos pudessem votar pela internet, o que certamente contribuiu para que o número de profissionais que votaram nesse pleito fosse quase 40% superior ao de 2010. E a nossa expectativa é de que, na próxima eleição, consigamos abranger todo o quantitativo de psicólogos do estado”.

“Nesse ano”, acrescenta Vivian, “alguns profissionais queixaram-se de problemas no acesso ao sistema para votar. Posso dizer que essas ocorrências já foram mapeadas e vamos trabalhar para evitar que se repitam no próximo processo. Agora, é muito importante também que mais psicólogos façam a atualização de seus dados cadastrais junto ao Conselho, pois isso minimiza os problemas no acesso ao sistema e facilita a votação”.

A presidente do CRP-RJ finaliza sua declaração desejando que “as chapas vitoriosas para o CRP-RJ e o CFP possam manter o compromisso com o acesso e a defesa da saúde da população, bem como a defesa dos Direitos Humanos, a lisura em suas gestões e a manutenção dos mecanismos democráticos na construção de nossa profissão”.