Com 10 delegadas (os) eleitas (os), Duque de Caxias sedia o 2º Pré-Congresso da Baixada

Categoria(s):  BAIXADA, COREP, Notícias   Postado em: 06/02/2019 às 15:20
caxias 1

Delegadas (os) eleitas (os) no Pré-Congresso de Caxias

O município de Duque de Caxias recebeu, no dia 29 de janeiro, o 2º Pré-Congresso Regional de Psicologia da região da Baixada. Promovido pelo CRP-RJ na UNIGRANRIO, o evento teve início com uma mesa de debates sobre o tema “Atendimento on-line”.

Mediada pela conselheira-coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), a mesa teve participação da conselheira integrante da diretoria executiva do CRP-RJ, Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), e da psicóloga fundadora do Instituto Psicoinfo, membro desde 2000 do International Society for Mental Health Online e integrante do Grupo de Trabalho do CRP-RJ sobre Psicologia Digital, Luciana Nunes (CRP 05/15513).

Viviane Martins iniciou a mesa apresentando o histórico da discussão sobre a tecnologia da informação no Sistema Conselhos de Psicologia. Conforme relatou, o tema tem sido pautado desde a década de 1990, tendo como destaque os serviços oferecidos através de Tecnologias da Informação (TICs).

A conselheira do CRP-RJ destacou que a Resolução CFP nº 11/2018, de maio do ano passado, revogou a Resolução CFP n° 011/ 2012, pela qual a prestação de serviços estava vinculada à existência de um websítio cadastrado. Ela também ressaltou que, com a nova resolução, a responsabilidade do atendimento por meio de TICs é da (o) psicóloga (o), cabendo à (ao) profissional pautar seu atendimento no Código de Ética Profissional.

“Uma nova forma de atendimento se apresenta, mas devemos tomar um cuidado maior quando disponibilizamos essa modalidade de atendimento, pois temos que ter um certo domínio sobre as tecnologias que se apresentam para resguardar a qualidade do atendimento e o sigilo”, sublinhou a conselheira do CRP-RJ.

caixas 2

Estudantes presentes no evento reúnem-se para eleger um representante estudante para o Corep.

Em seguida, Luciana Nunes falou da importância de se conhecer a Resolução nº 011/2018 e as diferentes formas de atuação da Psicologia por meio de TICs. A psicóloga frisou que os serviços de atendimento psicológico não devem ser simplesmente vistos como digitalização dos serviços presenciais. A importância da atualização profissional diante de técnicas de atendimento e formas de se trabalhar por meios da informática também foram destaques na fala da psicóloga.

Após a mesa, teve início o Pré-Congresso, com a instalação da mesa diretoria, a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento. Na sequência, foram apresentadas três propostas, duas delas aprovadas com modificações e outra rejeitada. Ao final, houve a eleição de delegados para o Congresso Regional da Psicologia do Rio de Janeiro (COREP), que acontecerá entre 5 e 7 de abril. Foram eleitas (os) dez delegadas (os) e um suplente.

Além de Caxias, a Baixada já recebeu um Pré-Congresso em Nova Iguaçu (veja aqui como foi) e terá outros eventos em Queimados (no dia 11 de fevereiro), Belford Roxo (no dia 19 de fevereiro) e Itaguaí (no dia 21 do mesmo mês). Mais informações em www.crprj.org.br/corep/agenda.