COE realiza oficina de capacitação “Ética para além das normas” para conselheiros do CRP-RJ

Categoria(s):  ÉTICA, Notícias   Postado em: 30/01/2007 às 16:29

No domingo, dia 21 de janeiro, a Comissão de Orientação e Ética (COE) realizou uma oficina de capacitação para conselheiros e colaboradores psicólogos do CRP-RJ com o objetivo de capacitá-los para coordenar a Oficina “Ética Para Além das Normas“, que vem sendo realizada desde o ano passado pela COE. O que se pretende é manter a discussão sobre a ética profissional abrindo espaços para que ela seja refletida e debatida para além das normas já contidas no Código de Ética dos Psicólogos.

O conselheiro Nelio Zuccaro e a psicóloga colaboradora do CRP-RJ Eliana Vianna foram os responsáveis pela capacitação. O encontro iniciou com a explicitação dos objetivos da oficina e da necessidade de que a metodologia utilizada no trabalho fosse repassada a outros conselheiros e colaboradores, de forma a se ampliar as possibilidades de atuação da COE na sua modalidade de orientação. “A oficina é uma ótima ferramenta para desencadear espaços de discussão sobre a ética profissional entre os psicólogos, que de um modo geral não dispõem desses espaços no seu cotidiano de práticas”, afirmou Nélio. Ele salientou também que, embora a prática do profissional psicólogo seja o alvo das reflexões, as oficinas não estão restritas apenas a estudantes e profissionais de psicologia, podendo ser estendidas a todos aqueles que estejam ou tenham sido afetados por essa prática, na sociedade em geral.

Durante a capacitação, os conselheiros e colaboradores presentes puderam acompanhar cada etapa da oficina. Ao fim de cada exercício, os coordenadores faziam uma análise sobre aquele determinado momento e respondiam as dúvidas dos participantes. Além disso, Nélio e Eliana puderam passar dicas aos presentes, chamando a atenção para pontos importantes que devem ser destacados em cada etapa do trabalho. Deste modo, segundo Nélio, os conselheiros puderam “vivenciar a oficina, mas também observar esta vivência”.

Ao final do encontro, os presentes fizeram uma avaliação sobre a metodologia empregada e falaram sobre a sua importância. A conselheira Ana Paola Frare destacou o fato de a oficina proporcionar um debate que “provoque a argumentação e não coloque uma verdade sobre os assuntos discutidos”. A conselheira Rosilene Cerqueira concordou com Ana Paola, afirmando “ser importante que os participantes reconheçam que existem vários ângulos de todos os assuntos e levantem reflexões sobre as supostas verdades absolutas”. O conselheiro Nélio Zuccaro ainda salientou a importância de se guardar as sugestões de debate trazidas por cada participante durante as oficinas, possibilitando ao CRP-RJ fomentar outros debates e eventos sobre essas temáticas.

As oficinas “Ética para além das normas” já estão programadas para comporem a programação dos eventos preparatórios do Congresso Regional de Psicologia (COREP) nos municípios de Nova Friburgo, Resende e Campos dos Goytacases.

Universidades e instituições interessadas em debater a ética profissional e a prática da Psicologia que desejarem realizar essas oficinas devem entrar em contato com a COE pelos telefones (21) 2139-5436 e (21) 2139-5437.

Texto: Carolina Selvatici

30 de janeiro de 2007