COE discute a ética em oficinas no CRP

Categoria(s):  ÉTICA, Notícias   Postado em: 26/06/2006 às 15:01

O CRP-RJ, através da Comissão de Orientação e Ética (COE), iniciou em 2006 um trabalho denominado “Ética para Além das Normas”, que pretende, entre outros objetivos, estabelecer uma relação mais próxima e contínua com a categoria e com a sociedade em geral.

Sob o formato de oficinas e, utilizando de uma metodologia de dinâmica de grupos, esta atividade busca aumentar a visibilidade do aspecto orientador da COE, provocando reflexões sobre o agir ético-profissional do psicólogo e tendo como cenário as questões contemporâneas e as normas do Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Entretanto, embora promova o conhecimento e o debate sobre Código de Ética, o trabalho não se reduz ao único propósito de divulgar as normas vigentes. Ele deseja ultrapassar esse ponto, indo além do aspecto normatizador. Quer incentivar e manter aceso o debate sobre a Ética na profissão.

As oficinas, apesar de terem o exercício da profissão de psicólogo como o objeto de sua atenção, não têm como alvo apenas os estudantes e profissionais da psicologia. Consideram alvo também aqueles que, de uma maneira ou de outra, estão sendo afetados por essa prática na sociedade.
Durante as oficinas, são apresentados alguns informes originados de um levantamento de dados que se voltou para as denúncias tramitadas no Conselho Regional do Rio de Janeiro, sobre possíveis infrações éticas envolvendo psicólogos. Os participantes também são convidados a refletir sobre alguns dilemas profissionais que são suscitados tanto pelo dinamismo do cotidiano quanto por suas relações com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Os coordenadores das oficinas também trazem esclarecimentos sobre os caminhos a serem percorridos por uma denúncia, desde o momento que ela chega ao CRP, até sua conclusão.

A primeira oficina “Ética para Além das Normas“ aconteceu no dia 17 de abril apenas para o público interno do CRP. A partir de então, ocorreram outras duas, para público externo. A próxima oficina ocorrerá dentro das Quart’éticas, no dia 19 de julho, às 14h30, na sede do CRP-RJ. Para participar dessas oficinas, é preciso se inscrever pelos telefones (21) 2139-5436 e 2139-5437 ou pelo e-mail etica@crprj.org.br. O número de participantes precisa estar compreendido entre 10 e 20 pessoas e a duração de cada oficina é de duas horas e meia.

26 de junho de 2006