CinePsi sobre laicidade e intolerância religiosa acontece em Petrópolis

Categoria(s):  LAICIDADE, Notícias, SUBSEDE SERRANA   Postado em: 03/02/2020 às 11:38

CinePsi LaicidadeA Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana realizou, no dia 29 de janeiro, no CEFET de Petrópolis, a primeira edição do ano do CinePsi na região com tema “Intolerância Religiosa e Laicidade”. O evento reuniu cerca de 30 participantes, entre psicólogas (os), estudantes e profissionais de áreas como Medicina, Filosofia e Teologia. Na ocasião, estiveram presentes também representantes de terreiros de umbanda e candomblé.

A conselheira-coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana, Victória Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157), iniciou o encontro dando as boas-vindas às (aos) participantes. Em seguida, a psicóloga e colaboradora da Comissão Gestora Francyne dos Santos Andrade (CRP 05/55825) destacou que o objetivo do evento é criar espaços de discussão com temas relevantes para a sociedade e que atravessam a prática profissional da (o) psicóloga (o), possibilitando encontros que orientam e constroem novas perspectivas de atuação.

O debate, antecedido pela exibição do filme “Intolerância e Fé no Brasil” (2017), foi mediado por Lucas Guarisa Ribeiro (CRP 05/55029), psicólogo com atuação no “Movimento do Povo de Santo contra a Intolerância Religiosa”, promovendo ações e políticas públicas para a redução dos efeitos da discriminação por religião no município de Petrópolis.

As (os) participantes discutiram a ausência de debates sobre a temática na formação da (o) psicóloga (o) e os efeitos disso na prática profissional, além de formas possíveis de enfrentamento à discriminação religiosa e de acolhimento ao sofrimento psíquico provocado pela intolerância.

Também foi abordada a importância da ética profissional comprometida com o princípio da laicidade e com a defesa dos direitos fundamentais e como o debate da intolerância atravessa questões de gênero, cor e classe social.

Outro tema debatido foi a necessidade de criação de Políticas Públicas específicas para enfrentamento ao racismo religioso e a urgência na promoção novos eventos sobre a temática, especialmente dentro dos espaços de formação da categoria.

VEJA TAMBÉM: CLIQUE AQUI E CONFIRA A AGENDA ANUAL DE CINEPSI NA REIGÃO SERRANA!