CinePsi reúne psicólogas (os) e estudantes da Região Serrana na Subsede do CRP-RJ em Petrópolis

Categoria(s):  Notícias, REGIÃO SERRANA   Postado em: 05/11/2019 às 17:33

IMG-20191030-WA0028A Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana promoveu, no dia 30 de outubro, na Subsede de Petrópolis, mais uma edição do “CinePsi” com exibição do documentário “O silêncio dos homens” (de Ian Leite e Luiza de Castro, 2016). Fruto de entrevistas e pesquisas com milhares de pessoas, o curta metragem problematiza a construção da “masculinidade” no mundo contemporâneo e como isso tem afetado os homens de nossa sociedade.

Com participação de psicólogas (os) e estudantes de Psicologia dos municípios de Petrópolis e Teresópolis, o debate teve a mediação do conselheiro do CRP-RJ Ismael Eduardo Machado Damas (CRP 05/42823). Participaram também Pedro Barbosa Lima Neto, graduado em Filosofia pela UERJ, e Luiz Felipe Ferreira Sanseverino (CRP 05/3693), psicólogo.

Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas ao machismo estrutural que constitui a sociedade brasileira e como ele provoca adoecimento tanto em homens quanto em mulheres. Foi discutido, ainda, como as novas configurações familiares vêm abrindo espaço para a construção de novas possibilidades para uma masculinidade menos tóxica. E, por fim, foi problematizada a necessidade de um olhar atento por parte das (os) psicólogas (os) a respeito dessas questões, atravessadas também por temas relacionados a raça, gênero e orientação sexual.

O CinePsi acontece na Região Serrana bimestralmente com temáticas diversas relacionadas às práticas psicológicas. Em breve, a Comissão Gestora do CRP-RJ na região divulgará a programação temática para o ano de 2020. Fique de olho!